sexta-feira, 6 de novembro de 2015

A Qualidade da Luz

A direcção ou a intensidade não são as únicas características da luz. Esta pode também ser directa ou difusa. A luz directa, vinda principalmente de uma única direcção, produz contrastes relativamente altos entre as altas luzes e as sombras.

A luz difusa é reflectida para o objecto, vinda de múltiplas direcções, diminuindo o contraste. Por sua vez, o contraste afecta o brilho das cores, a representação das texturas e detalhes e outras características visuais.

Numa situação de luz directa, é possível que seja a obrigado a escolher entre a correcta representação das altas luzes ou das sombras, visto que os sensores de imagem conseguem captar com exactidão apenas uma escala de contraste limitada. Se esta situação constituir um problema, porque ambas as áreas são importantes, é possível resolvê-la com o uso de flash de enchimento ou de um reflector que iluminem as sombras, diminuindo assim o contraste, ou ajustando o parâmetro de contraste da câmara. Com a luz difusa, as cores são mais suaves, bem como as texturas, porque os contornos das sombras são indistintos.

A luz directa vem de fontes de luz pontuais, tal como o sol, num dia claro. Este tipo de luz produz sombras escuras, de contornos bem definidos, que delineiam os detalhes de uma forma mais nítida. Nesta imagem, as luzes e sombras quase criam uma abstracção.
A luz difusa vem de uma fonte de luz de dimensões superiores relativamente às do objecto, e ilumina-o a partir de várias direcções. Num dia de nevoeiro ou encoberto, a iluminação vem de
toda a cúpula do céu, e não directamente do sol, que é mais claro, mas mais pequeno.
Em interiores, a luz reflectida por uma sombrinha reflectora, numa parede ou no tecto, cria uma fonte de luz abrangente que envolve os objectos.
Num dia de nevoeiro ou neblina, os objectos do primeiro plano, tendem a destacar-se nitidamente de um fundo parcialmente ocultado pela luz reflectida pela atmosfera. É possível
enfatizar este efeito, aumentando um pouco a exposição, em relação ao valor recomendado
pelo sistema de auto-exposição da câmara.
Quando o céu está encoberto, mas ainda assim, bastante claro, os interiores são inundados por uma luz suave e uniforme.


Sem comentários: