terça-feira, 3 de novembro de 2015

Numenius phaeopus, Maçarico-galego

Taxonomia
Aves, Charadriiformes, Scolopacidae.

Tipo de ocorrência
Invernante.

Classificação
VULNERÁVEL - VU* (D)
Fundamentação: Espécie com população muito reduzida (admitindo-se que seja inferior a 250 indivíduos maturos). No entanto, por ser um taxon visitante não reprodutor cujas condições não se estão a deteriorar nem fora nem no interior da região, o que leva a admitir um risco de extinção mais reduzido em Portugal, desceu uma categoria na adaptação à escala regional.

Distribuição
Presente na maior parte do Alasca, Norte do Canadá e Norte da Europa e Ásia. A subespécie que ocorre em Portugal nidifica na Islândia, Ilhas Féroe, Escócia, Escandinávia até à península de Taymyr. Inverna na maior parte do Sudoeste da Europa, África, Médio Oriente, Oeste da Índia e Sri Lanka (del Hoyo et al. 1996).
Em Portugal Continental ocorre principalmente na zona costeira (Farinha & Costa 1999).

População
Esta espécie tem sido monitorizada nas zonas estuarinas desde a década de 1970 (Sousa 2002b). Na última década, a sua abundância tem oscilado. A análise destes censos até 2000 (Sousa 2002b), permitiu verificar que é uma espécie que ocorre em abundância reduzida na maior parte dos anos e que a população tem permanecido estável na última década, com oscilações entre 100 e 400 indivíduos.

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Não Ameaçada, embora ainda provisoriamente (BirdLife International 2004).

As populações invernantes na Europa Ocidental apresentam-se estáveis ou em aumento (Wetlands International 2002). Esta tendência, juntamente com o facto de se admitir que o habitat não esteja em declínio em Portugal, levou a assumir um risco de extinção da população invernante no nosso território mais reduzido, tendo descido uma categoria na adaptação à escala regional.

Habitat
Principalmente em zonas entre-marés, em salinas, campos agrícolas húmidos ou alagados.

Factores de Ameaça
Perda ou degradação de habitat (por acção do Homem), nomeadamente pelo abandono ou degradação de salinas, a transformação de salinas em aquacultura marinhas ou a destruição ou degradação das zonas entre-marés. A caça ilegal afecta também esta espécie (e.g. Ria de Aveiro, estuário do Mondego).

Medidas de Conservação
A maior parte das áreas estuarinas utilizadas por esta população durante o inverno estão incluídas em áreas com estatuto legal (Reservas Naturais, Zonas de Protecção Especial, Sítio Ramsar). Várias outras zonas foram designadas como Zonas Importantes para as Aves recentemente (Costa et al. 2003). No entanto, é necessário uma monitorização mais eficaz, de modo a obter estimativas mais fiáveis. O reforço da fiscalização da actividade cinegética beneficiaria esta espécie.

Notas
Em Portugal Continental a espécie ocorre também como migrador de passagem. Na Madeira ocorre como invernante, mas em números reduzidos.

in Livro Vermelho dos Vertebrados



Sem comentários: