sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Compreender as Objectivas


Muitas câmaras digitais vêm equipadas com uma objectiva zoom para que possa aproximar (zoom in) ou afastar (zoom out) um assunto e abordar as oportunidades fotográficas de diversas formas. Aproximar um motivo com o zoom permite-lhe captar planos fechados (close-up) de um retrato, ou a acção à distância em eventos desportivos. Ao afastar um motivo com o zoom pode captar vista abrangentes (grande-angular) de um grupo, de um espaço interior, ou uma paisagem extensa. A capacidade de mudar o seu ângulo de visão quando enquadra a imagem é um dos seus controlos criativos mais poderosos. Nas câmaras reflex digitais e telemétricas, pode utilizar uma objectiva zoom, mas também há muitas objectivas de distância focal fixa disponíveis, algumas das quais se destinam a situações específicas, como a fotografia de close-up.


As objectivas modernas foram concebidas em computadores, revestidas quimicamente para melhorar a transmissão de luz e depois montadas com precisão em corpos do tipo barril com sistemas de montagem específicos. A sua função principal é receber a luz reflectida por uma cena e focá-la da forma mais nítida possível no sensor de imagem da câmara. Uma objectiva de alta qualidade faz isto de uma forma muito precisa, mas para tirar o máximo partido das suas potencialidades tem de conhecer um pouco as suas características e o seu efeito nas imagens.
 
Neste capítulo vamos abordar as objectivas e a sua utilização na fotografia digital, para que fique com as bases necessárias para utilizar as objectivas de forma mais eficiente e mais criativa.


Sem comentários: