sábado, 20 de setembro de 2008

ACM: M500SSB

Especificações da arma:

Modelo: Mossberg M500 SSB
FPS: 240
Comprimento: 960mm
Peso: 3100g
Capacidade de munições: 150 BB’s

As shotguns podem não ser o armamento militar típico. O mais certo é ser ligado a agentes da lei, caçadores, atiradores desportivos e até a defesa do lar. Mas as shotguns tem o seu papel nas modernas técnicas militares – como uma solução para portas fechadas, controlar multidões e funções de guarda, por exemplo.
A Mossberg é o construtor que cobre todas as aplicações previamente mencionadas. Os produtos da Mossberg são igualmente usados no sector civil, corpos policiais e militares em todo o mundo.
A aplicação de réplicas no airsoft é um pouco uma salada russa. A principal característica de uma shotgun é o espalhamento que é difícil de conseguir no airsoft. A Marui usou uma aproximação com três canos, que tinha as suas vantagens, mas era uma réplica de mola. Craft Apple Works, Maruzen e a Marushin também construíram réplicas de shotgun para airsoft a gás ou de mola.

Este modelo é basicamente uma cópia da Marushin M500 SSB. O que é interessante é que o construtor decidiu manter o seu anonimato. Não existe nenhuma menção do nome quer na caixa quer no manual. Assim decidimos designá-la por ACM (All China Made) M500 SSB. 
Página do manual da Marushin
A embalagem protege a réplica durante o transporte e ela chegou numa boa caixa de Styrofoam. Além da réplica, trás um manual (uma cópia exacta do manual da Marushin a que foram adicionados alguns caracteres chineses), uma vara de limpeza e um pequeno saco de BB’s. 
A mesma página do manual da ACM
Goste ou não, a primeira impressão é importante. E o primeiro contacto com a ACM M500SSB é impressionante: o metal frio e brilhante irá impressionar qualquer um sem falha. O acabamento nas peças de metal dá uma excelente impressão nas faces cromadas. Infelizmente, pequenas manchas (principalmente abrasões) podem ser vistas no acabamento, mas por outro lado parece muito boa. A madeira falsa na coronha e no fuste parece convincente. Até aonde a impressão visual alcança, ambas as peças de madeira falsa são bastante boas, mas perdem na robustez. A coronha é oca o que é revelado quando se lhe toca. A chapa de coice é feita de borracha macia anti-derrapante que proporciona um excelente apoio no ombro.
Como é habitual nas réplicas chinesas, não existem marcas nem inscrições em lado nenhum.
As miras são excelentes. O primeiro ponto é fixo (mas tem falta de um insert vermelho, que iria facilitar a pontaria). A mira traseira é ajustável com uma pequena chave. Isto é uma solução muito boa, especialmente no airsoft. Porquê? A mira traseira anel fantasma é, sem dúvida, o melhor sistema para shotguns de combate. Ela permite capacidade tipo carabina com zagalotes a distâncias grandes e descargas de chumbo miúdo a pouca distância.
No geral, esta é uma réplica muito sólida e pesada (aproximadamente 3,1kgs) – com uma excepção. O fuste está solto. Muito solto, na verdade. A razão por trás disso é as barras de acção, que parecem ser a única coisa que estabiliza o fuste.
Carregar não é exactamente a operação mais rápida; o melhor é que não é necessária nenhuma ferramenta especial. Tem de se puxar o fuste para revelar o buraco do carregador tubular, rode o botão no tubo, puxe para fora os tubos de carga e insira as BB’s, quando encher um tubo, rode e repita o processo no tubo seguinte. É possível inserir 50 BB’s em cada um dos três tubos, mas não se deve encher os tubos demais pois poderão haver problemas ao introduzir de novo os tubos de carga. Rode a roda dos tubos de carga e a réplica está pronta para disparar.
Bem, ainda não. Ainda é preciso encher com gás. A válvula de gás está escondida debaixo da réplica, onde fica a rampa de carga. A válvula é facilmente acessível, mas penso que seria uma boa ideia protegê-la com algo contra a sujidade ou outros azares.
A qualidade geral do sistema de gás é bastante boa. Não á perdas de gás na válvula.
O ciclo operativo consiste em armar a réplica, que é completado deslizando o fuste para a frente de novo e premindo o gatilho.

A segurança está facilmente acessível, está colocado na traseira da culatra. É um simples botão deslizante com duas posições. Quando está na posição dianteira, a réplica está pronta a disparar (o ponto vermelho está visível); a posição traseira bloqueia a réplica.

2 comentários:

José Afonso disse...

Boas a armas faz quantos fps? é que acho pouco 240 fps.

José Cardoso disse...

A informação de origem era a dos 240fps com 134a... No entanto testei-a no chrony este fim de semana e o resultado foi 316,2fps, embora com gás TOP da Begadi.