segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Princípios do Gás Blowback (GBB)

Todos nós vimos os jogos de tiro nas arcades, onde se usam pistolas ligadas à máquina para atingir zombies que nos atacam incansavelmente. Disparando fora do ecrã carrega-se a pistola e durante o jogo pode-se verificar que a culatra tem uma espécie de movimento "blowback". Quase imperceptível.

No airsoft, o mais alto nível de realismo é encontrado nos modelos operados a gás com blowback (GBB). Estas são principalmente pistolas, mas existem armas longas disponíveis com blowback também. Não é só o nível de detalhe e peso que está a um nível completamente diferente, mas elas operam como as reais também! Mas como isso acontece e pode fazê-lo acontecer ainda melhor?
Posição inicial. Quando o gatilho é premido, a BB é disparada e a culatra começa a mover-se para trás. A pistola vai “abanar” um pouco.
UMA PEQUENA HISTÓRIA DO RECUO!

O primeiro sistema GBB pode seguido até Tanio Kobayashi (de Tanio Koba), uma grande figura no desenho de modelos de armas e amas de airsoft japoneses, que trabalhava para a MGC na altura. O princípio era muito simples, tendo a válvula aberto directamente com o puxar do gatilho. O sistema blowback irá primeiro propulsionar a culatra para trás e a BB é disparada com o restante gás. Por causa da aceleração da culatra para trás, a frente da pistola irá pender antes de disparar a BB, causando que as BB’s de uma forma consistente acertem baixo. Você também terá de puxar o gatilho decisivamente para abrir a válvula todas as vezes, para produzir a mesma quantidade de blowback. Premir devagar irá abrir a válvula lentamente também, causando operações lentas e fps baixos.
Quando a culatra atinge a posição mais recuada, ela executa uma paragem repentina que cria a sensação de recuo e o baixar da frente da arma. Quando a culatra começa a acelerar para a frente, empurra o punho da arma contra a base do polegar.
A Western Arms criou o primeiro sistema que melhorou muitas coisas de uma vez: O cão era usado para abrir a válvula através de um pino de disparo, a BB era disparada antes de a culatra começar a mover-se e o sistema blowback esconde-se na traseira da culatra quando você puxa a culatra manualmente para obter um aspecto mais realístico na porta de ejecção. A WA protegeu a sua propriedade intelectual, assim outros construtores não podem copiar o desenho sem licença. Tanaka Works usa o WA Magna Blowback nas suas linhas de produtos.
Quando a culatra regressa à posição, acontece outra paragem súbita. Se estiver segurando firmemente, a mira deve estar apontada para o mesmo local que estava antes de puxar o gatilho.
O sr. Kobayashi continuou a desenvolver o seu sistema até ao sistema "pre-shoot", que usa a válvula flutuante para direccionar o gás para trás da BB, antes de mover a culatra e o ponto de carga também retrai-se na culatra quando é movido para trás. O desenho Tanio's é utilizado pela Tokyo Marui, neste momento, em todas as suas pistolas e muitos modelos da KSC tem uma impressionante semelhança com este princípio. Para a Maruzen, ele desenhou outro sistema que nem tem peças móveis dentro do local de carga, mas o interruptor da válvula está localizado no topo do carregador.
A válvula é aberta e o gás corre para o local de carga. A válvula flutuante direcciona-o para trás da BB.
COMO ISTO ACONTECE?

O carregador de uma pistola GBB armazena o gás e as BB’s. O gás é normalmente HFC134a (aka. gás refrigerante) ou C3H8 (Propano, aka. Green gás, Top gás etc.). Ao disparar o gatilho, o cão mantém a válvula principal aberta através de um pino de disparo. Outro termo para o pino de disparo é “batente de válvula”. A válvula está agora aberta. Existem acessórios de fecho para manter a válvula aberta por um certo tempo mesmo quando a culatra recua para armar o cão. A Western Arms coloca fechos de válvula nos seus carregadores, enquanto outros incorporam o fecho no mecanismo de disparo para manter o pino de disparo (ou batente de válvula) desligado. A culatra arma o fecho mais tarde durante o ciclo para permitir à válvula que feche.

Com a saída da BB e o local de carga adiantado, a pressão é direccionada para propulsionar a culatra para trás.
A válvula principal deixa o gás no ponto de carga. Dentro do ponto de carga, um interruptor de válvula (aka. válvula flutuante, válvula foguete...) direcciona o gás para trás da BB para a disparar para fora do cano. A saída do gás causa o movimento para a frente do interruptor da válvula e bloqueia a descarga de gás para o cano. Como a pressão dentro do ponto de carga sobe, a culatra é empurrada para trás pelo pistão de blowback. Foi confirmado com equipamento de vídeo de alta velocidade, que a BB saiu do cano antes de a culatra ter tempo para se mover, assim o coice não afecta a precisão!
O sistema da Marui funciona como acima. Válvula aberta -> BB fora!
No sistema da WA, a traseira do ponto de carga é o pistão e o blowback-frame na traseira da culatra envolvendo a cabeça do pistão. Noutros sistemas tais como o da Tokyo Marui, o ponto de carga é ele próprio o cilindro e o pistão é fixo à traseira da culatra. Em qualquer dos casos, a pressão do gás empurra o ponto de carga e a culatra em direcções opostas. Porque o ponto de carga não pode mover-se para a frente, a culatra move-se para trás. É um equívoco comum que o ponto de carga tem de avançar quando você puxa a culatra manualmente. Não de preocupe: A pressão segura-o à frente.
A saída do gás empurra a válvula flutuante de carga por mola para a frente, permitindo a pressão para executar o blowback.
O ponto de carga tem um limite mecânico tão longo quanto ele puder esticar e a culatra move-se uma distância maior do que isso. Depois do pistão de blowback ter movido a culatra tudo o que puder, a culatra continua a mover-se para trás com a inércia, puxando o ponto de carga com ela. Isto permite que a próxima BB suba para os lábios de carga do carregador. Durante o movimento para a retaguarda, a culatra liberta o mecanismo do gatilho, arma o cão e comprime a mola de recuo. O ponto de carga tem a sua própria mola de retorno para retrair-se na traseira da culatra, mas o objectivo disto é principalmente estético. Alguns modelos não têm esta mola de todo e algumas vezes uma cabeça de pistão com um selo apertado torna a mola incapaz de retrair o ponto de carga totalmente.
Mesmo depois de a culatra ter armado o cão durante o movimento de recuo, o batente da válvula mantêm-se à frente, mantendo a válvula aberta para um melhor blowback.
Quando a culatra regressa à frente empurrada pela mola de recuo, o ponto de carga recolhe uma nova BB do carregador e coloca-a na câmara. A pistola está então pronta para outro disparo.

TRABALHO DE MELHORIA

Como quase todos os sistemas mecânicos, o sistema blowback pode também receber upgrades. As peças podem ser substituídas por outras de mais duração (porque muitos modelos são desenhados para HFC134a, não para o Green Gás de alta pressão), mas você pode também afinar a performance com diferentes válvulas e mola. Vamos dar uma pequena volta pelos efeitos de várias peças:

Só depois de a culatra accionar o batente da válvula, é permitido o fecho da válvula.
A mola de recuo é muitas vezes mudada em qualquer pistola que receba um upgrade para uma culatra metálica. O principal objectivo da mola de recuo é empurrar a pesada culatra para a frente mais rápido, para fazer a acção mais ágil e eficiente. É um equívoco comum de que uma mola de recuo mais forte vai realizar um recuo mais forte: Na realidade vai trabalhar contra o movimento de recuo da culatra, o que significa que o choque da paragem da culatra é reduzido.
O sistema de blowback da Tokyo Marui P226 desmontado. Repare na copa da cabeça do pistão branco dentro do blowback frame.
Válvulas de alta descarga são substituições da válvula principal do carregador, o que significa de uma para cada carregador. Existem vários modelos e você pode também usar as válvulas originais se estiver relacionado com o Blue Peter. O princípio é bastante simples: Elas deixam sair o gás a um maior ritmo de descarga do carregador no ponto de carga. Vai aumentar a velocidade de deslocação da BB, a velocidade de recuo da culatra (e o recuo também), mas também o consumo de gás é aumentado e pode levar a problemas de congelamento.
Nunca perguntou por que razão uma válvula de alto fluxo é capaz de libertar mais gás? Pois bem, aqui está o porquê!
Cabeças do pistão são tipicamente uma peça de reforço, normalmente equipadas com um simples e durável O-ring em vez de um barato Y-ring ou desenhos de copa. Elas são mais resistentes a defeitos ou altas pressões. A cabeça de pistão tipo PDI Winter estica mais no ponto de carga, o que significa que o comprimento de ataque efectivo é aumentado. Você pode usá-las todo o ano para uma melhor performance se tiver uma culatra metálica. A cabeça de pistão Nine Ball Dyna tem portas características para esticar o O-ring contra o interior do ponto de carga, quando é pressurizado. Estas são cabeças de pistão populares, no entanto o custo é muitas vezes o preço de uma cabeça PDI. Cabeças de pistão Dyna vêm com uma mola para a válvula flutuante, que melhora bastante a velocidade de disparo.
Green Gás
Válvulas flutuantes de vários tipos estão disponíveis, tais como as válvulas flutuantes Airsoft Surgeon Power Up para a série KSC Glock series. As metálicas são mais duráveis do que as originais plásticas e as válvulas feitas em latão são pesadas, assim a descarga de gás atrás da BB é melhorada, resultando numa maior velocidade de disparo.
Vários tipos de gás
Uma peça largamente incompreendida é a mola do cão. Enquanto ela realmente aumenta a velocidade de disparo, o objectivo principal é abrir eficientemente a válvula em primeiro lugar. Quando gases de alta pressão são usados, a válvula torna-se difícil de abrir. Se a tensão da mola do cão for insuficiente, a válvula não abre completamente e o blowback será lento. Isto é fácil de verificar numa pistola, quando coloca um carregador cheio e começa a disparar. A operação será errática por alguns disparos (com ciclos próprios e ataques meio executados), mas quando o gás arrefecer baixando a pressão, a pistola começa a operar apropriadamente. Se a mola do cão original não está abrindo a válvula eficientemente, deve ser substituída por uma mais forte. Mas lembre-se que uma mola de cão dura é mais difícil de comprimir, assim irá atrasar a culatra quando ela recua. O peso de puxar o gatilho irá também aumentar e o desgaste e consumo também.

Afinar uma pistola gás blowback não permite assim tantas variáveis, mas é preciso muita experiência e testes para encontrar a combinação perfeita para si. Quer goste de maximizar a velocidade, ter o máximo de recuo e realismo, ou apenas uma arma rápida, estável, desportiva para tiro prático, as opções estão disponíveis!

7 comentários:

Anónimo disse...

Onde comprar o GAS BLOWBACK em sao paulo-brasil.?

se souber,por favor me adicione,rafa.kal-el@hotmail.com..

OBRIGADO

José Cardoso disse...

Lamento, mas infelizmente nunca pus os pés no Brasil, por isso não faço a mínima ideia de onde efectuar essa aquisição.

Anónimo disse...

boa noite em portugal onde posso arranjar GBB? obrigado

José Cardoso disse...

Em qualquer loja de airsoft...
Por exemplo: http://www.camuflado.com/shop/ ou http://www.ocaleiro.pt/

Anónimo disse...

boa noite sou eu outra vez, eu moro em almada e gostaria de saber qual a loja mais proxima para comprar GBB. obrigado

d disse...

ola gostaria de saber tb onde comprar esse gas blowback para recarregar meu cilindro de gas da minha PISTOLA PRESSÃO KWC 113-HW favor c alguem souber entrar em contato .
douglas.chiozzi@hotmail.com

Anónimo disse...

"Rafael disse...

Onde comprar o GAS BLOWBACK em sao paulo-brasil.?

se souber,por favor me adicione,rafa.kal-el@hotmail.com..

OBRIGADO"

Vc não pode comprar no Brasil, só com a autorização do Exército (Certificado de Resgistro)

"d disse...

ola gostaria de saber tb onde comprar esse gas blowback para recarregar meu cilindro de gas da minha PISTOLA PRESSÃO KWC 113-HW favor c alguem souber entrar em contato .
douglas.chiozzi@hotmail.com"

Sua anta, o nome do gás não é "blowback", blowback significa que a arma de airsoft tem recuo! E jogue fora essa sua KWC contrabandeada e compre uma legalizada e vá jogar airsoft!