sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Os supercomputadores

O Eniac
Na década de 40, todos os computadores do mundo eram gigantescos e caros, custando vários milhões de dólares, mas agregando tudo o que havia mais avançado em termos de conhecimento humano. Pois bem, vendo de hoje, pode parecer ridículo que qualquer calculadora de mão de 3 euros possa ter um poder de processamento superior ao de um Eniac, que só de manutenção custava quase 200.000 dólares por dia, mas os supercomputadores continuam existindo, tão grandes e caros quanto um Eniac, porém incomparavelmente mais rápidos do que os computadores de mesa, como o que está a usar neste momento.
Este trecho final é dedicado a eles, os mastodontes que estão por trás de muitos dos avanços da humanidade, que apesar de estarem escondidos em grandes salas refrigeradas são alvo de grande curiosidade.

A procura
O HECToR, o supercomputador britânico mais rápido
Apesar de mesmo um "computador de baixo custo" actualmente possuir um poder de processamento superior ao de um supercomputador que à 15 anos atrás custava 5 milhões de dólares, a procura por sistemas cada vez mais rápidos continua.

As aplicações são várias, englobando principalmente pesquisas científicas, aplicações militares diversas e vários tipos de programas financeiros e relacionados com a Internet, programas que envolvem uma quantidade absurda de processamento e claro, envolvem instituições que podem pagar muito mais do que 5 ou 10 mil dólares por um computador o mais rápido possível.

Existindo procura... aparecem os fornecedores.
O Milipeia, o mais poderoso supercomputador existente em Portugal

Sem comentários: