sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Os supercomputadores II

As soluções

Actualmente, todos os supercomputadores são construídos com base em praticamente os mesmos componentes que temos nos computadores de mesa, memória, discos rígidos e processadores, Intel, IBM e em alguns casos também chips Athlon. A diferença é que vários processadores, discos rígidos e módulos de memória são combinados para criar um sistema incrivelmente rápido.

Ao invés de usar apenas um disco rígido IDE, como num computador de mesa, um supercomputador utiliza um array de centenas de discos rígidos, sistemas semelhantes ao RAID, mas numa escala maior, que permitem gravar dados de forma fragmentada em vários discos e ler os pedaços simultaneamente a partir de vários disco rígidos, obtendo taxas de transferência muito altas. A capacidade total de armazenamento de um supercomputador já é medida na casa dos Petabytes, o Blue Waters, que é considerado o supercomputador mais poderoso actualmente tem 10 Petabytes de armazenamento em disco (um peta é o número 1 seguido por 15 zeros).
 
Processadores e memória RAM geralmente são agrupados em nós, cada nó engloba de um a quatro processadores e uma certa quantidade de memória RAM e cache. Isso garante que os processadores tenham um acesso à memória tão rápido quanto um PC de mesa. Os nós por sua vez são interligados através de algum tipo de barramento ultra-rápido, o que os torna partes do mesmo sistema de processamento. Como neurónios interligados para formar um cérebro. Um nó sozinho não tem uma capacidade de processamento tão surpreendente assim, mas ao interligar algumas centenas, ou milhares de nós a coisa muda de figura.

Os processadores mais utilizados actualmente são processadores AMD Opteron ou chips IBM PowerXCell 8i, (produzidos especialmente para esta tarefa), entre algumas outras opções. Os processadores Athlon não são os preferidos da indústria neste segmento, pois apresentam uma dissipação de calor bem mais alta que os chips Intel e IBM, o que torna-se um problema grave ao usar vários chips dentro do mesmo gabinete. Se num computador doméstico já é preciso um bom dissipador e uma boa ventilação do gabinete para usar apenas um chip Athlon, imagine o problema que é juntar 200 ou 500 destes chips.

Sem comentários: