sábado, 25 de fevereiro de 2012

Guia prático para fotos perfeitas - Certifique-se de que as configurações da câmara estão certas

Mesmo que tenha configurado correctamente a câmara da última vez que a utilizou, deve confirmar sempre alguns aspectos essenciais. O ponto de partida óbvio prende-se com o cartão de memória. Antes de mais, inseriu-o mesmo? Não há nada pior do que sair de casa para uma sessão fotográfica, assumindo que a câmara tem um cartão de memória inserido e, depois, constatar que não o levou! Após verificar que tem o cartão (e mais um extra), é tempo de formatá-lo através da respectiva função - dá-lhe uma maior garantia de que os dados não serão corrompidos do que se apagar as fotos.

Defina o tipo de ficheiro: JPEG cria ficheiros prontos a usar; RAW exige um processamento posterior no PC, mas confere mais qualidade à imagem final. Se escolher JPEG, confira a qualidade dos ficheiros: defina o tamanho máximo, com compressão mínima.
Finalmente, não se esqueça de verificar as definições que por vezes se ignoram, como a compensação ou variação da exposição (Bracketing), o modo AF, o ponto de focagem activo e, em especial, quaisquer modos de cor ou estilos de imagem que tenha seleccionado. Se a câmara guarda as definições usadas anteriormente poderá ter combinações desadequadas - por vezes é mais fácil repor as configurações de origem. Deve fazê-lo no fim de cada sessão - a câmara estará então pronta para a altura em que vir uma oportunidade perfeita.
in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010

Sem comentários: