sábado, 18 de fevereiro de 2012

Guia prático para fotos perfeitas - Acerte em cheio na composição

Sempre que olha através da ocular da câmara ou enquadra uma cena a partir do ecrã LCD está a dar o primeiro passo de composição.

Há várias regras de composição, sendo que a maioria, como por exemplo a da Espiral dourada e a da Secção dourada, remonta a técnicas clássicas da pintura. Mas a regra mais utilizada na fotografia, e uma das mais fáceis de aplicar, é a regra dos terços: é simples e muito eficaz.

Imagine duas linhas que atravessam o enquadramento horizontalmente e outras duas verticalmente, dividindo-o em terços. Posicionar elementos-chave nestas linhas, como por exemplo o horizonte sobre uma das horizontais, pode criar uma imagem mais dinâmica do que uma composição com o motivo principal centrado.

Fazer coincidir os principais elementos da imagem com os pontos em que as linhas se interceptem dar-lhes-á ainda mais destaque.

Conduzir o olhar

Usar linha de orientação e interesse no primeiro plano também fortalece a foto. Quer se trate de um riacho que se afasta, um que se prolonga ou a direcção do olhar de quem vê uma foto - talvez para um pormenor distante a que quer dar destaque. Em simultâneo, evite espaços vazios no primeiro plano - encontre algo interessante que preencha a parte inferior do enquadramento e que faça a ligação com o assunto principal.

Se estiver a fotografar uma paisagem, procure flores campestres ou pedras cobertas de musgo para reforçar o interesse da foto, ou talvez até algo que contraste com a imagem - um saco de compras abandonado ou lixo podem marcar um ponto de vista sobre a interacção com o ambiente. E não se esqueça de se movimentar para encontrar a posição perfeita para fotografar.

Acima de tudo, quando olhar pela ocular deve estar atento a tudo o que está a ver - não apenas ao assunto principal, mas também aos vários elementos que captam a atenção do olhar e à presença de distracções nas margens do enquadramento. Claro que pode recortar ou remover essas distracções posteriormente, mas usar o zoom para fechar o enquadramento ou dar um passo para o lado para excluir um elemento distractivo é fácil e faz de si um melhor fotógrafo.
Embora possa tornar-se aborrecida se for usada de uma forma sistemática, a regra dos terços é uma ferramenta valiosa nas composições. Este barco teria menos interesse se tivesse sido colocado no centro da composição!
A Espiral dourada, aplicada na composição desta foto, é uma forma antiga de criar imagens visualmente harmoniosas. A Regra dos terços é uma versão simplificada desta fórmula antiga.


DICA MANTENHA A CÂMARA NIVELADA

Um dos erros de composição mais comuns é, provavelmente, captar horizontes desnivelados. É por essa razão que cada vez mais câmaras têm sistemas de nível integrados, para assegurar que a câmara não tem esse sistema, pode adquirir um nível de bolha de ar com encaixe na sapata do flash. Estes acessórios são baratos e indispensáveis para a fotografia de paisagens - vai poupar tempo de edição a corrigir inclinações.
in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010

Sem comentários: