sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Como... Criar um tríptico com fotos abstractas

Revelamos-lhe uma forma rápida de dar uma nova vida às suas fotos de eleição, transformando três imagens numa obra de arte contemporânea.

O QUE VAI PRECISAR Photshop Elements 6, Photoshop CS ou superior
O QUE VAI APRENDER Como usar as ferramentas do Photoshop para combinar três fotos abstractas num magnífico tríptico
DEMORA APENAS 10 minutos
 
Se procura uma forma criativa de exibir as suas fotos favoritas, fique a saber que a resposta poderá estar numa peça de arte contemporânea. Criar um tríptico no Photoshop Elements é surpeendentemente simples e, uma vez impresso e emoldurado, ficará com um aspecto digno de uma galeria de arte.

Este conceito remonta aos primórdios da arte cristã e consiste na criação de um conjunto de três imagens. Actualmente, artistas e fotógrafos usam os príncipios básicos desta técnica para conferir um aspecto criativo às suas imagens.

Neste passo a passo mostramos-lhe como criar um tríptico contemporâneo, com fotos abstractas, capaz de embelezar as paredes de uma galeria ou da sua casa.

Não é difícil encontrar cenários que se adeqúem a este desafio. Neste caso, optámos por captar imagens de uma passadeira. À primeira vista, a escolha do motivo pode parecer invulgar mas, depois de uns retoques, o conjunto das imagens ganha um novo fôlego. Continue a ler para descobrir como se faz.
1 Rodar as fotos
Abra as três imganes no Elements. Para orientar as imagens na vertical, vá a Image»Rotate»90º Right - terá de repetir o processo para cada uma das imagens. Para corrigir a cor de cada imagem, pode utilizar a funcionalidade Intelligent Colour Correction. Para isso, vá a Enhance»Auto Colour Correction. 
2 Ajustar os tons
Para optimizar os tons e escurecer um pouco as imagens, vá a Enhance»Levels. Deslize o ponteiro do lado esquerdo (Shadows) em direcção ao centro do histograma e arraste o ponteiro do meio (Midtones) ligeiramente para a direita. Repita este processo para cada uma das três imagens, certificando-se da consciência das alterações.
3 Criar a sua tela
Para criar um nova tela em branco, na qual irá reunir as suas três imagens editadas, vá a File»New»Blank File. Na nova janela que surge, defina Width para 85 cm e Heigth para 45 cm. Em seguida, use as restantes caixas para definir Resolution para 300 píxeis, Colour Mode para RGB e Background Contents para White.
4 Adicionar imagens
Regresse à primeira das imagens abstractas no Project Bin e pressione Ctrl+A para seleccionar toda a imagem e Ctrl+C para a copiar. Depois, volte ao novo documento que criou no passo 4 e prima Ctrl+V para colar a imagem na tela em branco. Repita o processo com as restantes imagens, para que todas surjam na tela.
5 Alinhar as imagens
Para concluir, seleccione a ferramenta Grab na paleta Tools, à esquerda, e use-a para mover e alinhar as imagens. Para facilitar o alinhamento correcto, vá a View e seleccione Grid, a partir do menu. Pode usar esta grelha para garantir que as suas fotos estão alinhadas e uniformente espaçadas. O seu tríptico está pronto a imprimir. 
Dica
Esteja atento ao invulgar
Mesmo nos cenários mais banais, ecnontrará imensas oportunidades para captar imagens que se adequam a este projecto. Isto aplica-se, sobretudo, se pretender combinar fotos abstractas em que, mais do que a representação realista do local, a forma, a cor e as linhas assumem um papel de destaque.

in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010


Sem comentários: