sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Sigma APO 50-500 mm F4.5-6.3 DG OS HSM

Mais estável e segura que nunca, a nova versão da Sigma 50-500 mm promete trazer mais firmeza às suas fotos. Fomos tirar a prova.

A Sigma 50-500 mm é bastante popular entre fotógrafos de natureza e desporto, que necessitam de um longo alcance e uma grande versatilidade. Esta nova versão vem com um estabilizador óptico de imagem, um adição muito bem-vinda a um zoom tão extenso como este. Segundo a marca, o sistema OS (Optical Stabilizer) oferece uma compensação de até 4 stops, sem comprometer as imagens. Significa isto que, considerando que se utiliza uma câmara full-frame, em teoria, nos 500mm poderá fotografar a 1/60 de segundo, sem correr o risco de captar fotos tremidas. Na prática, comprovámos que o estabilizador ajuda bastante, sobretudo na hora de fotografar com a câmara na mão.
 
Não obstante, trata-se de uma objectiva bastante pesada (cerca de dois quilos), pelo que, contando com o peso de uma reflex, pode tornar-se algo custoso carregá-la e manuseá-la durante sessões longas. Levámos um monopé para o teste, o que se mostrou bastante útil e mais confortável.
 
Compatível com câmaras reflex full-frame e APS-C/H, esta Sigma 50-500 mm está disponível para Canon, Nikon, Sigma, Sony/Minolta e Pentax. Dependendo do tipo de sensor da sua câmara, e respectivo factor de conversão, a distância focal máxima desta objectiva pode atingir os 800 mm (APS-C da Canon - 1,6x), o que é óptimo para explorar motivos distantes.
 
Agradou-nos também o facto de a compensação das vibrações ser visível na ocular, reflectindo-se na precisão do enquadramento e focagem, em especial com as distâncias focais mais longas.

Olhar aproximado
A qualidade das imagens está a cargo de um design óptico renovado, que inclui 22 elementos em 16 grupos, com destaque para quatro vidros especiais de baixa dispersão (SLD). Estes previnem, com sucesso comprovado, as aberrações cromáticas. O mesmo se aplica ao controlo de halos. As imagens captadas apresentam cores precisas, mas, por vezes, com alguma falta de contraste. A vinhetagem está bastante bem controlada - praticamente ausente na gama de distâncias focais média, fazendo-se notar moderadamente a partir dos 300 mm. Este aspecto é agravado quando se utilizam as aberturas máximas (necessárias para obter velocidades rápidas quando se fotografa com a câmara na mão).
 
Na distância focal mínima não há distorções ópticas a assinalar, tornando-se um pouco evidentes à medida que subimos na escala do zoom.
 
No campo da nitidez, a qualidade geral das imagens é boa até aos 200 mm, mas a partir daí nota-se alguma suavização nas margens, sobretudo acima dos 300 mm.
 
A focagem é rápida, suave e precisa, graças ao motor hipersónico (HSM). Sendo interno, este é silencioso e evita a rotação do anel frontal. Se necessitar, pode focar manualmente em qualquer altura, mas, neste caso, a utilização do anel para o tripé (removível) limita a fluidez do ajuste do foco.
 
Para além de pesada, esta objectiva é grande e não muito luminosa (f/4.5-6.3). Ainda assim, atendendo à competência do estabilizador óptico e à performance da maioria das reflex digitais recentes em sensibilidades ISO altas, este não deverá ser um problema de maior.
 
A qualidade de construção é boa, e o seu corpo sólido transmite confiança e durabilidade. Os dois anéis (de focagem e do zoom) manuseiam-se com suavidade, mas não excessiva, sendo precisos nos ajustes. No que respeita a selectores, há três botões ajustáveis: para o modo de foco (AF/M); para desactivar ou activar o estabilizador (posição 1 e 2) e um mecanismo de segurança para bloquear o zoom, impedindo que a objectiva se estenda quando não está em utilização - o que dificilmente poderá acontecer.
 
Especificações
Contacto - Comercial Foto, 217 121 000, www.comercial-foto.com
Preço - 1.890€ 
Baionetas compatíveis - Canon, Nikon, Pentax, Sigma, Sony/Minolta
Abertura mínima/máxima - f/22-32 e f/4.5-6.3
Distância de foco mínima - 50-180 cm
Diâmetro dos filtros - 95 mm
Peso - 1.970 grs
 
Veredicto
Esta objectiva permite cobrir uma enorme variedade de situações que exijam fotografar à distância. Devido ao seu peso e dimensões, torna-se difícil fotografar durante longos períodos com a câmara na mão. O ideal será, por isso, optar por usar um tripé ou monopé. A qualidade de imagem, no geral, é boa, notando-se porém alguma degradação com as distâncias focais mais longas. O estabilizador de imagem é o ponto de destaque e será um poderoso aliado.
ooooo
in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010



Sem comentários: