sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Como… Captar vídeo HD com a sua reflex VI

Os suportes especiais, como este da Zacuto,
são usados quando precisa de filmar com
a câmara na mão e não pode usar um tripé.
Quando deverei usar tripé ou monopé?

A oscilação da câmara é um problema mais significativo quando capta filmes. Quando fotografa, só tem de manter a câmara imóvel durante uma fracção de segundo. Quando filma, tem de manter a câmara estável durante vários segundos ou até minutos. Todos nós já vimos filmes feitos por câmaras sem tripé... E acabámos por ficar enjoados por causa do movimento!

Um tripé é, portanto, sempre essencial para obter um filme de qualidade. E isto é ainda mais relevante porque a maioria das reflex não foi concebida com a filmagem em mente - tem de recorrer ao modo Live View, o que o força a usar o LCD para enquadrar. Se não tiver de suportar o peso da câmara na mão, conseguirá ver melhor o ecrã.

Um monopé é, obviamente, melhor que nada. E se precisar de filmar a partir de um plano mais elevado, encontrará no mercado alguns acessórios interessantes que tentam resolver questões ergonómicas quando filma com uma reflex digital.

Veja a gama Red Rock em www.redrockmicro.com e o equipamento Zacuto em www.zacuto.com para ficar a par dos sistemas de montagem no ombro usados por profissionais.


in O Mundo da Fotografia Digital - Agosto 2010

Sem comentários: