sábado, 23 de fevereiro de 2013

Como… Captar vídeo HD com a sua reflex VIII

Só é possível captar vídeo com orientação horizontal (formato de paisagem)?

Não é possível captar vídeo em orientação vertical (formato de retrato), uma vez que os televisores e monitores, em geral, onde os vídeos serão exibidos têm uma orientação horizontal. Para além disso, se estiver a usar um formato HD, tem de enquadrar a cena de forma a tirar partido da proporção de 16:9, que é mais larga do que a habitualmente usada nas fotografias.
 
A vantagem do vídeo é que não tem de mostrar toda a cena numa só imagem, uma vez que pode jogar com uma série de planos. Combine planos afastados, que dão uma visão geral da cena, com vários planos fechados que destaquem pormenores. Quando filmar pessoas, assegure-se de que a maioria dos planos capta a pessoa da cintura para cima, mas faça também planos aproximados de cabeça e ombros, ou até apenas do rosto, para tornar a cena mais cativante. Quanto maior a variedade de planos captados, mais fácil será obter um resultado interessante na edição.
 
Para apreender melhor a linguagem cinematográfica, veja filmes com um bloco notas e um cronómetro. Avalie a forma como são organizados os planos afastados e aproximados e quanto tempo duram. Ficará espantado com a quantidade de planos exibidos por minuto.

in O Mundo da Fotografia Digital - Agosto 2010

Sem comentários: