terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Rhinolophus mehelyi, Morcego-de-ferradura-mourisco

Taxonomia
Mammalia, Chiroptera, Rhinolophidae.

Tipo de ocorrência
Residente.
 
Classificação
CRITICAMENTE EM PERIGO - CR (B2ab(ii,iii,iv,v))
Fundamentação: A espécie tem uma área de ocupação reduzida (inferior a 10 km2) e fragmentação elevada; admite-se um declínio continuado da área de ocupação, da qualidade do habitat, do número de subpopulações e do número de indivíduos maduros.

Distribuição
A espécie distribui-se desde o Sul da Europa e o Norte de África, até à Transcaucásia e ao Irão Ocidental através da Ásia Menor (Rodrigues & Palmeirim 1999). Na Europa a espécie está restrita a regiões de clima mediterrânico.

Em Portugal, ocorre nas grutas e minas do Centro e do Sul de Portugal, estando circunscrita às poucas zonas com abrigos apropriados (Palmeirim et al. 1999).

População
A população nacional desta espécie é constituída por poucos milhares de indivíduos. Tanto durante a época de criação como na de hibernação, estão agrupados em menos de uma dezena de colónias. As maiores subpopulações são constituídas por poucas centenas de indivíduos.

Verifica-se uma regressão populacional na Europa que está a reduzir a espécie a núcleos descontínuos (Palmeirim et al. 1999) encontrando-se praticamente extinta em França (Stebbings 1988). Em Portugal está também a declinar de forma preocupante (Rodrigues et al. 2003).

Habitat
Abriga-se unicamente em grutas e minas de grandes e médias dimensões (Palmeirim et al. 1999). O seu comportamento e habitat de caça são desconhecidos.

Factores de Ameaça
O reduzido efectivo da espécie, associado à baixa fertilidade característica dos morcegos, torna esta espécie particularmente frágil. Também o carácter fortemente colonial desta espécie, que se concentra num número reduzido de locais, aumenta a sua vulnerabilidade.

As principais ameaças parecem ser a degradação do habitat por acção do Homem quer através da destruição e perturbação de abrigos quer pela alteração de áreas de alimentação e uso de pesticidas.

Sendo uma espécie de voo baixo, encontra-se particularmente sujeita a mortalidade por atropelamento.

Medidas de Conservação
Recomenda-se a elaboração e implementação de um Plano de Acção para a conservação desta espécie, que compreenda a protecção legal dos abrigos e o encerramento das suas entradas nas épocas críticas do ano, bem como a gestão do habitat nas áreas envolventes aos seus principais abrigos, medidas para a racionalização do uso de pesticidas e a continuação do programa de monitorização das suas populações. Deverão também ser realizadas acções de sensibilização de modo a diminuir a perturbação resultante da presença humana em cavidades subterrâneas.

Sendo uma espécie pouco conhecida no nosso país, a definição de medidas de conservação requer a urgente realização de estudos para um melhor conhecimento da distribuição, do efectivo e das tendências populacionais e identificação das causas do declínio.

in Livro Vermelho dos Vertebrados


Sem comentários: