sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Placas mãe - Barramentos VII

Plug-and-Play
Traduzindo ao pé da letra, Plug-and-Play significa “conecte e use”. O objectivo deste padrão é fazer com que o computador seja capaz de reconhecer e configurar automaticamente qualquer periférico instalado, reduzindo o trabalho do utilizador a praticamente apenas encaixar o novo componente.

Apesar de ser uma ideia antiga, (para se ter uma ideia, o MCA lançado em 87 já possuía suporte a PnP) somente há poucos anos atrás o PnP tornou-se popular. A dificuldade é que além de um barramento compatível, é necessário suporte também por parte do BIOS, do sistema operativo e também por parte do periférico para que tudo funcione.

Tudo começa durante a inicialização do computador. O BIOS envia um sinal de interrogação para todos os periféricos instalados no computador. Um periférico PnP é capaz de responder a este sinal, permitindo ao BIOS reconhecer os periféricos PnP instalados.

O passo seguinte é criar uma tabela com todas as interrupções disponíveis e atribuir cada uma a um dispositivo. O sistema operativo entra em cena logo de seguida, devendo ser capaz de trabalhar cooperativamente com o BIOS, recebendo as informações sobre a configuração do sistema e fornecendo todo o software de baixo nível (na forma de drivers de dispositivo) necessário para que os dispositivos possam ser utilizados pelos programas.

As informações sobre a configuração actual da distribuição dos recursos entre os periféricos é gravada em uma área do CMOS chamada de ESCD. Tanto o BIOS (durante o POST) quanto o sistema operativo (durante a inicialização), lêem esta lista, e caso não haja nenhuma mudança no Hardware instalado, mantém suas configurações. Isto permite que o sistema operativo (desde que seja compatível com o PnP) possa alterar as configurações caso necessário. No Windows 95/98, o próprio utilizador pode alterar livremente as configurações do sistema através do gerenciador de dispositivos, encontrado no ícone sistema, dentro do painel de controle.

Actualmente, apenas o Windows 95, 98, 2000, XP, 7 e 8, são compatíveis com o Plug-and-Play. Alguns sistemas, como o Windows NT 4 e algumas versões do Linux oferecem uma compatibilidade limitada, enquanto sistemas antigos, como o Windows 3.x não oferecem suporte algum.

Problemas com o Plug-and-Play
A maneira como o Plug-and-Play foi implementado nos computadores PC's, permite (pelo menos em teoria), que ele funcione bem. O problema é que nem todos os periféricos usados actualmente são compatíveis com o PnP (placas de som e modems mais antigos por exemplo), enquanto outros são apenas parcialmente compatíveis (muitas placas de som e modems actuais, portas seriais e paralelas, entre outros). Estes periféricos são chamados de “Legacy ISA”.

Como o BIOS não possui recursos para identificar quais recursos estão sendo ocupados por este tipo de periférico, é bem possível que atribua os mesmos valores para outros dispositivos PnP, causando conflitos.

Para evitar este problema, é preciso reservar manualmente os endereços de IRQ e DMA ocupados por periféricos ISA de legado através da sessão “PNP/PCI Setup” do CMOS Setup. Se, por exemplo, você tiver uma placa de som não PnP, que esteja configurada para utilizar o IRQ 5 e os canais de DMA 1 e 5, você deverá reservar estes três canais, para que o BIOS não os atribua a nenhum outro periférico.

Na foto ao lado temos a sessão “PnP/PCI” do Setup de uma placa mãe com BIOS Award. Veja que cada endereço de IRQ pode ser configurado separadamente.

A opção default é não reservar os endereços, deixando-os livres para o uso de qualquer dispositivo PnP; para reservar um endereço, basta alterar a opção.
PnP PCI Setup
O Windows 95/98/2000 possui algumas rotinas que permitem identificar estes periféricos antigos de maneira indirecta, configurando-os e salvando as configurações no ESCD. Esta verificação é feita durante a instalação e através do utilitário “Adicionar novo Hardware”. Apesar de não ser infalível, este recurso permite diminuir bastante os conflitos gerados por periféricos antigos.

in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto
 

Sem comentários: