sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Como… Captar vídeo HD com a sua reflex VII

Um microfone externo vai melhorar o som da filmagem, mas a sua câmara tem de ter a entrada necessária.
Porque razão se deve gravar o som com um microfone externo se a câmara inclui registo sonoro?

As reflex HD não captam apenas vídeo; também captam som. As câmaras têm microfones integrados que gravam o sem em sincronia perfeita com a imagem. No entanto, estes microfones mono não são especialmente bons.

O facto de gravarem em mono, ao invés de estéreo, não é problemático. Muitos microfones profissionais não são estéreo, já que o mono se adequa à captação de som ambiente e vozes.

No entanto, o facto de o microfone ser integrado é uma desvantagem. A proximidade do microfone em relação ao utilizador significa que pode captar o som da sua respiração, do motor do autofoco e de cada toque que dá na câmara. Para uma melhor qualidade, é importante colocar o microfone o mais perto possível da fonte.

Nem todas as reflex digitais têm entradas para um microfone externo (a Nikon D90 e a Canon EOS 500D, por exemplo, não têm), mas esta é uma funcionalidade incrivelmente útil. Entre os microfones populares podemos referir o Sennheisser MKE400 (www.sennheiser.com) e o Rode VideoMic (www.rodemic.com).

in O Mundo da Fotografia Digital - Agosto 2010
 

Sem comentários: