sexta-feira, 7 de março de 2014

Armazenar Imagens — Fora de Casa

Alguns iPods permitem o armazenamento,
bem como a visualização das suas imagens.
Armazenar imagens em casa é fácil. Quando é tempo de fotografar fora de casa, começam os problemas. Com câmaras tradicionais, basta encher a mochila com rolos e fotografar até estes chegarem ao fim. Se quiser, pode ainda comprar mais rolos. Com as câmaras digitais não é assim tão fácil. Quando tira muitas fotografias ou está muito tempo em viagem, vai chegar eventualmente a um ponto em que todos os seus cartões de memória estão cheios e é obrigado a mover imagens para outro dispositivo de armazenamento. Esta situação verifica-se especialmente quando captura imagens de alta resolução ou usa formatos tais como o RAW ou o TIFF, que proporcionam a melhor qualidade de imagem, mas criam ficheiros gigantescos – 15 Megabytes e mais. Aqui estão algumas alternativas para uma sessão ou expedição fotográfica mais extensa:

O iPod Camera Connector
proporciona uma maneira fácil e
rápida de transferir imagens da
sua câmara para o iPod. Basta
ligar o iPod à estação conectora,
ligá-la por cabo USB à câmara,
e esperar que as imagens
sejam transferidas.
• Encontre uma loja que grave CD/DVD. Quase todas as lojas de fotografia o fazem, no entanto, muitas vezes ignoram o procedimento correcto (Há lojas que usam um programa que reconhece e copia apenas os ficheiros JPEG, deixando os ficheiros RAW no cartão, onde os podemos eventualmente apagar, ao assumirmos que já foram copiados).

• Compre mais memória. Esta é uma solução comum, mas pode ser cara, quando se fotografa muito ou se está muito tempo em viagem.

• Leve consigo um computador portátil. É possível que já possua um computador portátil. O seu ecrã de maiores dimensões e a possibilidade de executar as aplicações que preferir, faz com que este computador seja uma versão móvel do seu computador de secretária. Todavia, este tipo de computadores nem sempre constituem o dispositivo portátil ideal devido ao seu tamanho, peso, curta duração da bateria, e longo tempo de arranque. Numa viagem de carro é perfeito, especialmente porque o pode ligar à bateria do carro, através de um inversor de voltagem. Numa viagem de avião ou numa excursão ao ar livre, é muito difícil usar o computador portátil, se não mesmo impossível. Em viagens ao estrangeiro pode precisar de usar adaptadores de corrente. Se usar um disco duro externo ligado ao computador portátil, pode depois ligá-lo ao seu computador de secretária quando chegar a casa. É possível transferir ou editar as imagens directamente no disco externo.

O Epson P-5000 é um dispositivo de
armazenamento e reprodução portátil com
um disco duro de 80 GB e um ecrã de
4 polegadas.
• Adquira um dispositivo de armazenamento portátil com um disco duro ou uma drive de CD/DVD. Alguns destes dispositivos têm ranhuras para cartões de memória, ou ligam-se directamente à câmara. Depois de transferir as imagens, pode formatar o cartão, obtendo assim mais espaço para novas fotografias. As imagens podem depois ser copiadas do dispositivo de armazenamento para o computador, para serem editadas, impressas ou distribuídas. Muitos dispositivos de armazenamento portáteis tais como alguns modelos de iPod também permitem visualizar (no ecrã do próprio dispositivo ou num televisor) as imagens armazenadas, bem como rodá-las ou aumentá- las. Alguns dispositivos podem ser ligados a uma impressora e combinam o armazenamento de fotografias digitais, vídeos e ficheiros MP3. Com dispositivos destes é possível criar slide shows com transições especiais entre fotografias, acompanhados com músicas, e que podem ser reproduzidos em qualquer lugar. Se considerar a compra de um destes dispositivos, assegure-se que ele reconhece os formatos de imagens que costuma utilizar, já que alguns destes dispositivos não suportam muitos formatos de ficheiros, tais como o RAW.

• Use um serviço de transferência de ficheiros. Existe um serviço chamado GoToMyPC, que é muito usado por pessoas que pretendem aceder ao seu computador de casa ou do escritório, a partir de outro computador em qualquer parte do mundo, incluindo os computadores das bibliotecas e dos cyber-cafés. Se assinar este serviço, pode transferir ficheiros e pastas entre computadores, ou de uma câmara ou cartão de memória, simplesmente “arrastando e largando” os ficheiros. Existem ainda sistemas de transferência de ficheiros peer-to-peer.


Sem comentários: