quarta-feira, 5 de março de 2014

O Fogo de Conselho


Desde que o Homem conquistou o fogo, os Homens reunem-se à sua volta. As utilizações do fogo são as mais variadas. Em civilizações mais antigas o Homem servia-se do fogo para afastar os animais ferozes, para se reunir com as suas comunidades, para se aquecer, para preparar as suas refeições e para se alumiar. Naquela altura o fogo era tomado como símbolo de vida e da luta pela sobrevivência. Nas tribos nómadas e povos guerreiros, era usual acenderem-se colunas de fogo, que indicavam o perigo eminente e também a vitória sobre o inimigo.

Mais tarde o Homem começou a aperceber-se que o fogo também é perigoso e é a causa de muitas destruições.
 
O fogo que em tempos tinha sido a sua maior conquista, torna-se também um símbolo de morte. Foi então, que o Homem aprendeu o duplo significado; é que o fogo aquece, mas também queima.
 
Perante tudo isto o Homem passou a ver o fogo como símbolo de poderes superiores e forças ocultas, foi então que começou a adorá-lo e a sacrificar-se por ele...
 
O que é o Fogo de Conselho
 
Diz Léon Chamterelle, que o Fogo de Conselho é "a transição entre o dia e noite; a passagem da actividade ao repouso".
 
E é bem verdade que depois de um dia cheio de actividades, emoções fortes e de verdadeira excitação tens necessidade de descansar bem e restabelecer as tuas forças para um novo dia.
 
Nada melhor que uma reunião de amigos, que compartilharam os mesmos momentos e depois se prepararam para o seu recolher fazendo reflexão individual ou colectiva das suas faltas.
 
Esta comunicação assim constituída permite a todos uns momentos de convívio são e alegre que conduz todos à meditação final do dia.
 
É importante que tenhas presente, que num Fogo de Conselho, o teu papel não será de apresentador nem de espectador, no Fogo de Conselho, tu és participante porque contribuis para o desenrolar da festa. Procura sempre dar o teu melhor evitando a falta de dedicação e vulgaridade, a tua expontaniedade e o teu improviso deixados cair por um sorriso vai concerteza garantir-te maior sucesso, embora todos os números apresentados devam deixar transparecer um elevado nível artístico, de modo a atingir o belo, manifestando-se em todos a alegria e felicidade de estarem presentes.
 
Tipos de fogo de Conselho
 
O Fogo de Conselho comunitário (pequenos grupos)
 
É um Fogo de Conselho calmo, de reflexão. Depois de um dia de corridas, e cheio de aventuras, é agradável ao fim do dia sentares-te ao redor da fogueira tomando um chocolate quente ou um café, observando o lume que te aquece.

É um momento onde se partilha as opiniões, e as experiências de cada um e onde podes cantar uma ou outra canção se tiveres vontade.

O Fogo de Conselho formal (grandes grupos)
 
É um Fogo de Conselho onde desgastas o excesso de energias.

É um encontro onde darás largas à tua imaginação e fortaleces, também, os laços de amizade que tenhas conquistado.

Nestes Fogos de Conselho podem existir convidados que participem contigo na festa, e naturalmente a cerimónia de abertura deverá ser preparada e apresentada de forma mais solene.



Sem comentários: