sexta-feira, 14 de março de 2014

Organizar os seus Ficheiros de Imagem

Esta é uma árvore
criada pelo Lightroom,
onde são mostrados
dois projectos – um
sobre Manchester, e
outro sobre
borboletas monarca.
Quando transfere imagens da câmara para o computador, e depois para um CD/DVD, é necessário fazê-lo de uma forma organizada. Não é preciso muito tempo para ter demasiadas imagens, e todas elas com nomes sem significado aparente. Felizmente, com algum planeamento, combinado com o conhecimento e as ferramentas correctos, é possível trabalhar com milhares de imagens sem se perder. Antes de transferir as imagens da câmara para o computador, deverá desenvolver um sistema que lhe permita encontrá-las facilmente mais tarde. As pastas são o cerne de qualquer sistema de gestão de imagens. A melhor forma de organizar as imagens no seu computador é criando uma ou mais pastas, e depois sub-pastas que identifiquem as imagens, de uma forma que faça sentido. O que deve ter sempre presente é que o objectivo de organizar imagens não é arquivá-las, mas sim encontrá-las quando quiser.

Pergunte-se a si mesmo qual seria o sítio mais provável onde iria procurar imagens de interesse, daqui a um ano, muito depois de se ter esquecido onde as guardou.Existem várias maneiras de organizar e identificar pastas, dependendo do tipo de fotografias que tira, ou da forma como as usa.

• Uma organização cronológica usa pastas cujos nomes são datas, escritas no seguinte formato: aaaa-mm-dd. Quando usa datas para nomear pastas, certifique-se que adiciona um zero aos dias e meses que têm apenas um algarismo, se não, as pastas não ficarão ordenadas correctamente.

• Uma organização por assuntos usa pastas cujos nomes identificam objectos, eventos, projectos ou experiências. Por exemplo, uma pasta com o nome “Natal_2008” conteria imagens desse dia. A pasta “Aniversário_Emily_2008” conteria imagens dessa festa de anos.

Estas duas abordagens não são incompatíveis entre si. Por exemplo, se organizar as imagens cronologicamente, pode adicionar um comentário, depois da data, que identifique o assunto dessas imagens. Apesar de não ser aconselhável usar imagens duplicadas, também pode criar um sistema cronológico, e depois copiar as imagens desejadas para pastas separadas, identificadas com o assunto ou projecto. As pastas organizadas cronologicamente funcionam como um arquivo das imagens originais, e as pastas organizadas por tópicos contêm as imagens que edita, imprime ou distribui.

Como vai poder verificar brevemente, os programas de gestão de imagem mais recentes, oferecem as mesmas vantagens, recorrendo ao uso de colecções ou álbuns (baseado no mesmo conceito das playlists do iTunes), e edição não-destrutiva, de maneira a que nunca precise de mais do que uma cópia da imagem original, visto que esta pode ser exportada em várias versões.

Assim que tenha desenvolvido o seu sistema de organização pessoal, é necessário decidir quais as pastas que devem ser transferidas para CD/DVD, ou para outra forma de armazenamento a longo prazo. Mesmo que alguma vez venha a precisar delas, estarão sempre acessíveis.

As ferramentas que utiliza para criar pastas, e ver, transferir e gerir imagens podem ser as que estão incluídas no seu sistema operativo. No entanto, as aplicações de gestão de imagens armazenam miniaturas e descrições das fotografias, numa base de dados, onde poderá sempre localizar os ficheiros que estão guardados em CD/DVD.


Sem comentários: