domingo, 6 de setembro de 2015

Grandes Guitarristas II


Chet Atkins
N. 20 de Junho de 1924, em Luttrell, Tennessee, EUA M. 2001

Grande figura da guitarra do século XX.
O estilo country de Chet Atkins esteve na base dos géneros pop e rock da década de 50 em diante.

Tendo crescido no Sul dos EUA, Atkins revelou-se um prodígio da guitarra, tendo sido influenciado, entre grande variedade de estilos, pela música country. Inspirava-se em temas para violino e banjo, e tinha uma grande admiração pelo guitarrista country norte-americano Merle Travis. Desenvolveu um grande domínio da técnica, o que lhe permitiu tocar com a mesma versatilidade de um guitarrista clássico. A utilização do polegar postiço (thumbpick) criava uma linha de baixo forte e distorcida imprimindo aos seus acordes e melodias dedilhadas um ritmo sustentado. Atkins tocava sobretudo guitarra eléctrica. Entre os seus trechos iniciais estão "Black Mountain Rag" (1952) e "Oh By Jingo", "Kentucky Derby" e "Dill Pickle Rag" de 1953.

Datas importantes
1940 Trabalha na estação de rádio WNOX de Knoxville, no Tennessee.
1947 Ingressa na RCA de Nashville como músico e produtor.
1954 Êxito de "Mr. Sandman".
1956 Acompanha Elvis Presley e os Everly Brothers em estúdio.
1965 Êxito de "Yakety Axe"

Derek Bailey
N. 29 de Janeiro de 1930, em Sheffield, Yorkshire, Grã-Bretanha

Durante mais de quatro décadas, o revolucionário Derek Bailey tem estado na dianteira do improviso moderno. A sua música atonal quebrou barreiras e desafiou a ortodoxia musical.

Derek Bailey tocava jazz convencional antes de começar a experimentar as novas formas musicais em Sheffield, nos inícios da década de 60. Alguns anos mais tarde, instala-se em Londres e abandona as escalas, as sequências de acordes e os compassos convencionais pelo improviso livre em grupos radicais como os Spontaneous Music Ensemble. Tenta obter fraseados curtos e essenciais, uma linguagem atonal e efeitos percussivos que se podem ouvir no álbum Karyobin (1968). Desenvolve ainda solos e um repertório de composições minimalistas e improvisos livres como os do seu álbum Solo Guitar (1971). Bailey tocou por todo o mundo com músicos de todos os géneros musicais.

Datas importantes
1965 Toca com Tony Oxley e Gavin Bryars.
1967 Toca com o Spontaneous Music Ensemble (John Stevens, Paul Rutheford e Evan Parker).
1970 Funda a Incus Record.
1980 Preside ao festival anual Company Week.
2002 Lançamento de Ballads (standards de jazz).

Jeff Beck
N. 24 de Junho de 1944, em Wallington, Surrey, Grã-Bretanha

Jeff Beck, um dos grandes guitarristas de rock, criou um estilo inovador que desenvolveu ao longo da sua carreira. São excepcionais os seus solos e interpretações melódicas.

No início da sua carreira, Jeff Beck é influenciado pelo rock's'roll, pelos blues e pela música clássica. A sua música é a resultante da síntese destes elementos melódicos impares. Com os Yardbirds, trechos instrumentais como "Jeff's Boogie" (1966) revelam a sua perícia técnica para elaborar figuras melódicas e ambientes diferentes. A sua utilização da nota sustentada, a agressividade rítmica e a fusão de sonoridades metálicas e de efeitos electrónicos irão influenciar os grupos de rock e de heavy metal.

Depois da saída dos Yardbirds em 1968, forma o Jeff Beck Group e continua a estabelecer as bases do rock moderno como o álbum Truth (1968) que, como o seguinte, Beck-Ola (1969), transborda tons blues apaixonados e profundos.

Mais tarde, inspira-se no jazz-rock para compor os álbuns instrumentais Blow By Blow (1975) e Wired (1976). Seguidamente, efectua outras gravações de qualidade como "Jeff Beck's Guitar Shop" (1989). Beck é particularmente notável em cena onde a sua maneira de tocar e a capacidade de emocionar transcendem o instrumento.

Datas importantes
1963 Integra os Trident e torna-se conhecido na cena musical londrina.
1965 Substitui Eric Clapton nos Yardbirds.
1967 O primeiro single "Hi-Ho Silver Lining" atinge o 14º lugar no Reino Unido.
1968 Funda o Jeff Beck Group com Rod Stewart como vocalista e Ron Wood no Baixo. Primeiro álbum a solo Truth.
1969 O álbum Beck-Ola alcança o 15º lugar nos EUA.
1972 Novo grupo com Carmine Appice e Tim Bogert dos Vanilla Fudge.
1975 Lançamento do álbum de fusão jazz-rock Blow By Blow, produzido por George Martin.
1980 Lançamento de There and Back (com Tony Hymas nas teclas).

Os Yardbirds
Beck recorreu à distorção para os riffs em "I'm Not Talking" (1965). Jimmy Page junta-se ao grupo em 1966.


in


Sem comentários: