domingo, 13 de setembro de 2015

Grandes Guitarristas III

George Benson

N. 22 de Março de 1943, em Pittsburgh, Pennsylvania, EUA

George Benson não se contenta em ser um guitarrista de jazz excepcional, com um vocabulário be-bop sofisticado. Também é um vocalista que teve grande sucesso na década de 70 com uma maneira de tocar admirável.

Tendo crescido com o blues, o rock'n'roll e o jazz, o jovem Benson é atraído pelo universo do jazz e por guitarristas como Charlie Christian e Wes Montgomery. O primeiro álbum, New Bass Guitar (1964), vale-lhe o título de solista jazz excepcional. A sua música revela uma abertura às diversas influências, como solos rápidos e riffs em uníssono, ritmos funky e entoações blues, em faixas como "Shadow Dancers". O álbum It's Uptown revela um artista capaz de cantar e tocar de uma forma popular criando um jazz impecável como em "Willow Weep For Me".

Nos inícios dos anos 70, Benson compões álbuns com arranjos delicados como White Rabbit (1971) que têm como objectivo chegar ao grande público. Mais tarde altera a sua abordagem para se reinventar como estrela pop, com sucessos comerciais como "This Masquerade" e o álbum Brezzin (1976). Actualmente, Benson continua uma carreira brilhante com gravações e concertos por todo o mundo.

Pierre Bensusan

N. 30 de Outubro de 1957, em Oran, Argélia

Pierre Bensusan criou um universo musical único, ao mesmo tempo rico e despojado, percutido e rítmico. A sua abordagem percorre ambientes New Age e estilos musicais cruzados.

Educado na França, Pierre Bensusan descobre a música clássica, celta, brasileira, árabe, e ainda o jazz e a música folk. Adopta a afinação DADGAD (Ré-Lá-Ré-Sol-Lá-Ré) que emite uma ressonância profunda e permite produzir fraseados e articulações apurados. As suas composições cracterizam-se por uma grande riqueza harmónica e enérgicas toadas celtas. Começa a gravar nos anos 70 e, em 1981, lança o álbum Solilai onde sobrepõe diversos ambientes em trechos como o optimista "Nice Feeling" e o elegante "Au Jardin d'Amour". A música de Bensusan está à frente do seu tempo e a sua maneira de tocar coloca-o ao nível dos grandes assegurando-lhe um público fiel.

Chuck Berry

N. 18 de Outubro de 1928, em Saint Louis, Missouri, EUA

Chuck Berry tornou-se uma lenda com a criação de um novo som rock nos anos 50. Contribuiu para elevar a guitarra eléctrica a um estatuto de instrumento de destaque na música popular.

Em criança Chuck Berry canta nas igrejas baptistas e começa a tocar guitarra na escola. Inspira-se na tradição do blues e retoma temas de guitarra de grande nomes como Robert Johnson e T-Bone Walker. Inspira-se igualmente na música country e vai buscar ideias ao jazz e ao calypso. Desde muito cedo consegue reproduzir na guitarra técnicas simples mas eficazes e acordes boogie que imitam o discurso do piano. O seu primeiro sucesso é "Maybellene" (1955), cujas distorções roucas revelam uma simplicidade primitiva. "Roll Over Beethoven" (1956) introduz o seu cunho pessoal aliado a uma impressionante actuação em palco: uma introdução convulsiva tocada em duas cordas. Na mais célebre das suas composições, "Johnny B. Goode" (1958), cria o seu inesquecível riff de introdução e os breaks que fazem parte integrante da gramática musical de qualquer principiante guitarrista rock.


in


Sem comentários: