sexta-feira, 4 de setembro de 2015

O Balanço de Brancos e a Hora do Dia

Em fotografia, existe uma expressão que designa um tipo de luz – “daylight” ou “luz de dia”. No entanto, durante o curso do dia, a luz varia de uma tonalidade quente e avermelhada ao nascer do sol, para um azul frio ao meio-dia, e depois volta aos tons quentes ao pôr-do-sol. Quando falamos genericamente da temperatura de cor da luz de dia, falamos da luz do sol entre as 10 e as 14 horas num dia de céu limpo. Durante essas horas, as cores são captadas pela câmara de forma precisa e têm uma aparência clara e brilhante.

Antes de depois do meio do dia, a luz do sol é modificada pela distância adicional que percorre através da atmosfera da Terra. Alguma da radiação azul é filtrada, fazendo com que a luz tenha um tom mais avermelhado, do ao meio-dia. Este fenómeno é facilmente visível de madrugada, ou ao final da tarde, quando a luz tem um tom muito vermelho-alaranjado. A alteração da cor irá afectar fortemente as fotografias, mas esta dominante vermelha é uma iluminação maravilhosa para as suas imagens.

Nos momentos que antecedem a madrugada, e durante o crepúsculo, as cores parecem veladas e monocromáticas. Durante estas horas, enquanto a luz é relativamente fraca, é habitual o uso de tempos de exposição muito longos.
A luz do meio-dia de um dia de sol, produz cores naturais, que são reproduzidas com exactidão.
A luz do início da manhã e do final da tarde produz um balanço de cor mais avermelhado do que a do meio-dia.

Sem comentários: