sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Nascer e Pôr-do-Sol

O nascer e o pôr-do-sol são relativamente fáceis de fotografar porque a exposição não é tão crítica como em outro tipo de cenas. Se a imagem for ligeiramente subexposta, as cores serão um pouco mais escuras e ricas. Uma ligeira sobreexposição fará com que a mesma cena seja apenas um pouco mais clara.

Quando o sol nasce, costuma ter uma aparência plana. Quando é parcialmente suavizado pela neblina matinal, o seu brilho quente e avermelhado ilumina o primeiro plano da imagem.
O nascer e o pôr-do-sol, são pouco
interessante por si só. São os
objectos em primeiro plano, tais
como a linha do horizonte, ou efeitos
atmosféricos pouco comuns, tais
como esta nuvem negra, que lhes
dão algum ímpeto.
As cores do céu são mais ricas na meia hora que antecede o nascer do sol e na meia hora depois do crepúsculo. Ser paciente compensa, quando observa as mudanças do céu durante esses períodos. Pelo menos, o facto de o sol se encontrar abaixo do horizonte, reduz bastante os problemas de exposição. Por outro lado, é comum algumas nuvens se iluminarem, reflectindo a luz para outras nuvens, criando uma fantástica abóbada de cor reflectida.




Com a inclusão do disco solar na fotografia de um nascer ou pôr-do-sol, os seus elementos chave podem ficar subexpostos e mais escuros do que o esperado. Para resolver este problema, aumenta-se a exposição em um ou dois valores.

Aqui, a câmara foi posicionada de
forma a que o sol nascente ficasse
por trás de um dos elevadores,
para que a imagem não ficasse
queimada pelo seu brilho ofuscante.
Cada nascer e pôr-do-sol é único e as variações podem ser realmente surpreendentes. Não é de todo verdade, que se já viu um nascer ou pôr-do-sol, é como se já os tivesse visto todos. Se pretender ter o sol dentro do enquadramento da fotografia, é preferível, que este esteja suavizado por uma bruma ou neblina. Se o sol se apresentar como uma bola amarela, encontre outro objecto para fotografar, ou vire-se para o lado inverso e fotografe a cena que o sol está a iluminar. É tentador tirar todas as fotografias ao nascer ou ao pôr-do-sol, mas muitas vezes compensa, virar-se para o lado oposto. A luz quente e rica, altera as cores de tudo aquilo que ilumina. Estes são momentos mágicos para se tirar fotografias que realmente se destacam das outras. As cores captadas nesse brilho quente e suave não podem ser encontradas em nenhuma outra altura do dia. Quando planear integrar o sol ou a lua numa imagem, é útil saber o horário da aurora e do crepúsculo, bem como a fase da lua. Esta informação está disponível em qualquer almanaque, e em páginas Web de meteorologia.

Em vez de apontar a câmara para o sol, fotografe com o sol nas suas costas, para capturar as cores quentes das cenas banhadas pela sua luz.
Uma objectiva com uma distância focal mais longa, amplia o disco solar, fazendo com que este se torne uma parte mais importante da fotografia. Os objectos do primeiro plano, que aparecem como silhuetas contra o céu, adicionam interesse à imagem.

Sem comentários: