terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Columba oenas, Seixa, Pombo-bravo

Taxonomia
Aves, Columbiformes, Columbidae.
 
Tipo de ocorrência
Residente e invernante.
 
Classificação
INFORMAÇÃO INSUFICIENTE - DD
Fundamentação: Não existe informação adequada para avaliar o risco de extinção. Com efeito, não são conhecidos parâmetros básicos referentes a esta população, como tamanho e tendências.

Distribuição
Distribui-se por quase toda a Europa, desde o mediterrâneo até ao sul da Escandinávia e ainda Norte de África, Irão, Mar Cáspio e Sibéria Ocidental (del Hoyo et al. 1997).

Em Portugal Continental, como nidificante tem uma distribuição muito fragmentada; apresenta núcleos de nidificação pouco numerosos e descontínuos, localizando-se o mais alargado no extremo Nordeste (ICN dados não publicados).

Como invernante, a sua distribuição é pouco conhecida. No Baixo Alentejo, de Inverno, é mais abundante na metade oriental, estando ausente da faixa costeira e das serras na fronteira com o Algarve (Elias et al. 1998).

População
Desconhece-se com rigor o tamanho da população nacional desta espécie, que não tem sido alvo de censos dirigidos, nem de inverno nem durante a época de nidificação.

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Não Ameaçada, (BirdLife International 2004).

Em Espanha foi classificada como tendo Informação Insuficiente (DD) (Madroño et al. 2004) e é sugerida uma tendência negativa para a espécie (Fernández & Bea 2003).

Habitat
No norte frequenta soutos e carvalhais com árvores velhas (Rufino 1989), sendo observado em alimentação em terrenos lavrados, pousios, prados e lameiros na proximidade de soutos (Patacho 1998); no centro e sul do país ocorre em montados de sobro e de azinho abertos, zonas acidentadas com estevais e montados, terrenos agrícolas e pousios (Elias et al. 1998). Nidificam em árvore, mas também em construções.

Factores de Ameaça
Não são bem conhecidos os factores de ameaça em Portugal. Para Espanha, a pressão cinegética e a redução de locais de nidificação, por eliminação de árvores mais velhas e ruína das construções rurais, são apontados como factores limitantes (Fernández & Bea 2003). Importa assegurar a monitorização das suas populações e apurar estatísticas de caça fiáveis. É também necessário obter mais informação sobre a biologia e ecologia deste  pombo.

Medidas de Conservação
Não foram identificadas medidas de conservação específicas, para além de normas gerais de protecção das aves e dos seus habitats. Desconhece-se a importância da actividade cinegética como factor limitante, sendo importante implementar a monitorização das suas populações e a compilação de estatísticas de caça fiáveis.

Notas
De acordo com Rufino (1989) a população nidificante será possivelmente residente; durante o Inverno acresce uma população migradora proveniente do Norte da Europa, como o sugerem dados de anilhagem (Elias et al. 1998).

in Livro Vermelho dos Vertebrados


Sem comentários: