terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Columba palumbus, Pombo-torcaz

Taxonomia
Aves; Columbiformes; Columbidae.
 
Tipo de ocorrência
Açores: Residente.
 
Classificação
Açores: INFORMAÇÃO INSUFICIENTE -– DD
Fundamentação: Não existe informação adequada para avaliar o risco de extinção. Com efeito não são conhecidos parâmetros básicos referentes a esta espécie, como o tamanho da população e tendências de declínio.

Distribuição
Espécie com distribuição alargada na Europa e na Ásia, estendendo-se para oriente até aos Urais e à Ásia Central, e para sul até Omã. Na Europa esta espécie teve uma expansão marcada desde o século XIX, nidificando ocasionalmente na Islândia (Cramp 1985).

Nos Açores a espécie nidifica em todas as ilhas do arquipélago.

População
Nos Açores, não existem dados pormenorizados sobre a sua abundância a nível regional.

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Não Ameaçada (BirdLife International 2004). Em Espanha, está classificada como Pouco Preocupante (LC) (Madroño et al. 2004).

Habitat
Ocupa preferencialmente zonas florestadas de pinheiro Pinus spp. e faia Myrica faya e zonas de mata de urze Erica azorica e cedro-do-mato Juniperus brevifolia (Bannerman & Bannerman 1966).

Factores de Ameaça
Nos Açores a substituição em larga escala de áreas de floresta natural por zonas de pastagem e a caça ilegal constituem as principais ameaças para a população do arquipélago.

Medidas de Conservação
Nos Açores, parte da área de distribuição da subespécie encontra-se abrangida pela designação de Reservas Florestais Naturais e de Zonas de Protecção Especial. Nesta região, as prioridades de conservação incluem a clarificação do estatuto taxonómico da população do pombo-torcaz-dos-Açores, nomeadamente através da análise dos padrões biométricos e de variabilidade genética, bem como o estudo da distribuição e das tendências populacionais no arquipélago.
 
Notas
Nos Açores ocorre a subespécie endémica azorica. Na Madeira ocorria a subespécie madeirensis, também endémica, actualmente extinta.

No Continente, a espécie encontra-se em situação Pouco Preocupante (LC), apresentando
populações numerosas e com distribuição alargada.

in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: