sexta-feira, 26 de julho de 2013

Como... Dar um toque moderno a retratos

Aprenda a alterar os tons e as cores dos seus retratos utilizando sobreposições a preto-e-branco e as camadas de ajuste no Photoshop.

O QUE VAI PRECISAR Photoshop Elements 6 ou Photoshop CS, ou superior
O QUE VAI APRENDER Como usar camadas de ajuste para dar aos seus retratos um toque moderno
DEMORA APENAS 10 minutos

A fotografia, tal como muitas das artes criativas, está sujeita à alteração de tendências. Basta folhear uma qualquer revista e deixar o seu olhar perder-se nos anúncios publicitários para estar a par das últimas "modas" fotográficas. Os fotógrafos de retrato têm apostado cada vês mais nas cores esbatidas e num contraste intenso, não só durante as sessões, mas também na fase de edição.

Neste passo a passo, vamos mostrar-lhe como conferir este efeito às suas fotografias. Usaremos como ponto de partida um simples retrato, capatado num estúdio caseiro, utilizando uma caixa de luz posicionada à direita e acima da modelo, e ainda um amplo reflector, que direcionava a luz para o outro lado do rosto.

Com estas técnicas, conseguimos produzir uma imagem com qualidade, mas falta conferir-lhe um toque moderno. Para tal, torna-se necessário recorrer à câmara escura digital.

Este processo utiliza uma engenhosa combinação de camadas com diferentes modos de mistura e ajustes de Levels (Níveis) para, de forma subtil, atenuar a cor e realçar os tons, resultando assim num apelativo acabamento contemporâneo. Ficará surpreendido com o efeito imediato que esta técnica terá nas suas imagens . Continue a ler e descubra como se faz.


in O Mundo da Fotografia Digital - Agosto 2010

Sem comentários: