terça-feira, 30 de julho de 2013

Upupa epops, Poupa

Taxonomia
Aves, Coraciiformes, Upupidae.

Tipo de ocorrência
Madeira: Residente.

Classificação
Madeira: VULNERÁVEL - VU (D1+2)
Fundamentação: Espécie com população pequena (que pode ser inferior a 1.000 indivíduos), que apresenta área de ocupação reduzida (inferior a 20 km2) e que pode ocorrer num número restrito de localizações.

Distribuição
Distribui-se nas zonas temperadas e subtropical, das Ilhas Canárias até à costa chinesa do Pacífico, a oeste e até à Sibéria, a este (Hagemeijer & Blair 1997).

No arquipélago da Madeira a sua nidificação só está confirmada para o Porto Santo, onde é abundante (Câmara 1997). No que diz respeito à ilha da Madeira é uma ave rara, cuja nidificação não está confirmada.

População
No arquipélago da Madeira, com base nos levantamentos efectuados para o Novo Atlas das Aves que Nidificam em Portugal estima-se que a população desta subespécie deverá se situar entre 250 e 2.500 indivíduos maturos (Oliveira & Menezes 2004). A sua tendência populacional não é conhecida, mas provavelmente é estável.

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Em Declínio, embora ainda provisoriamente (BirdLife International 2004).

Habitat
É uma ave que usa muito o solo pelo que o seu habitat envolve áreas com um coberto vegetal herbáceo ou arbustivo pouco denso e áreas agrícolas. No geral trata-se de uma espécie que procura zonas secas.

Factores de Ameaça
Apesar de serem escassos os conhecimentos existentes sobre esta espécie, a julgar pela sua tendência populacional não existem ameaças que, pelo menos a curto prazo, ponham em risco a perenidade da mesma (Oliveira 1999).

Medidas de Conservação
Não existe um plano de gestão dirigido exclusivamente a esta espécie e a sua principal área de ocorrência não tem qualquer tipo de protecção legal. Aparentemente este nível de protecção está adequado ao seu estado de conservação. Contudo, seria importante a confirmação deste facto através de estudos no terreno e criar um esquema de monitorização da sua tendência populacional.

Notas
Apesar de não existir referência sobre a sua nidificação na Ilha da Madeira, é muito provável que aí se reproduza (Oliveira & Menezes in press).

No Continente, a espécie encontra-se em situação Pouco Preocupante (LC). Apresenta uma população residente a que acresce uma população invernante, ambas numerosas e com distribuição alargada.

in Livro Vermelho dos Vertebrados



Sem comentários: