terça-feira, 9 de julho de 2013

Emberiza citrinella, Escrevedeira-amarela

Taxonomia
Aves, Passeriformes, Emberizidae.

Tipo de ocorrência
Residente.

Classificação
VULNERÁVEL - VU  (D1)
Fundamentação: Espécie com população reduzida (entre 500 e 1.200 indivíduos maturos).

Distribuição
Distribui-se de forma contínua pelas regiões temperadas e boreal do Paleártico Ocidental, atingindo zonas montanhosas na região Mediterrânica (Hagemeijer & Blair 1997).

Em Portugal, a espécie ocorre quase exclusivamente no Alto Minho, em particular no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

População
A população nacional foi estimada como contendo 500-1.200 indivíduos. No Parque Nacional da Peneda-Gerês, principal área de ocorrência da espécie, a população foi estimada em 250 a 350 casais (Pimenta & Santarém 1996). No decorrer dos trabalhos do Novo Atlas (ICN dados não publicados), a espécie foi ainda detectada fora deste Parque, numa área geográfica praticamente equivalente, ou mesmo superior, à da ocorrência no interior da área protegida. Desta forma, assumiu-se que poderia haver no máximo 250 casais fora da Peneda-Gerês.

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Não Ameaçada, embora ainda provisoriamente (BirdLife International 2004).

Habitat
Mosaico de áreas de cultivo, e.g. centeio, associadas a matos, lameiros, bosquetes e sebes (Rufino 1989, Pimenta & Santarém 1996).

Factores de Ameaça
Abandono das actividades agrícola e pastoril extensivas.

Medidas de Conservação
Promoção da agricultura tradicional de forma a permitir a conservação do mosaico paisagístico, particularmente na região do Planalto da Mourela. Esta medida contribuirá também para a conservação de outras espécies com estatuto de conservação desfavorável (Lanius collurio e Sylvia borin).

in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: