sexta-feira, 19 de julho de 2013

Como… Obter retratos intensos e criativos

Popular entres os fotógrafos de moda, o efeito de processamento cruzado confere um estilo verdadeiramente inovador às suas fotos. Experimente!

O QUE VAI PRECISAR Photoshop Elements 8 ou Photoshop CS, ou superior
O QUE VAI APRENDER Como usar selecções, camadas de ajuste e gradientes para recriar o efeito de processamento cruzado
DEMORA APENAS 30 minutos
 
O processamento cruzado começou por ser uma técnica química muito apreciada pelos fotógrafos de moda. O processo funcionava através da revelação deliberada de um tipo de filme com químico próprio para outro filme - diapositivoa cores revelado com produtos para C-41, por exemplo. O efeito, embora um pouco imprevisível e difícil de controlar, produzia resultados surpreendentes, com mudanças radicais de matriz, saturação e contraste.

Actualmente, pode recriar este efeito através do Photoshop, e com resultados bem mais consistentes, tal como lhe iremos mostrar. Para os utilizadores do Adobe Photoshop CS, este processo é relativamente simples. Basta usar uma predefinição básica presente na janela de ajuste Curves (Curvas). Se o estilo predefinido não lhe agradar ou não funcionar com a imagem em questão, pode ajuastar facilmente a curva para alterar o efeito e obter o resultado que pretende.

No Photoshop Elements, o processo é um pouco mais complexo, uma vez que não existe uma predefinição. No entanto, é possível criar um ajuste incrivelmente versátil, que irá fornecer resultados semelhantes, através da combinação de camadas de ajuste e canais de cor. Continue a ler este passo a passo para saber como fazê-lo.


in O Mundo da Fotografia Digital - Agosto 2010


Sem comentários: