sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Controlos da Câmara

A Kodak Easyshare possui um ecrã táctil onde
se podem fazer selecções nos menus com um
estilete.
Existem duas maneiras de mudar os parâmetros numa câmara – usando os comandos do menu ou uma combinação de botões. Os comandos do menu são normalmente mais lentos e podem ser de difícil leitura no caso de a luz ambiente ser tão forte que impossibilita a visualização do monitor. Os botões são mais rápidos, porque pode familiarizar-se com eles o suficiente para usá-los sem olhar para eles, mas no princípio, as suas funções são difíceis de decorar.
 
A maioria das câmaras usa ambos os métodos, colocando o controlo das funções mais utilizadas nos botões, e as menos usadas nos menus. Uma recente adição à família dos botões/discos selectores, é um botão ou disco de direcção. Ao pressionar qualquer um dos pontos, ou em alguns casos rodando o disco, move a selecção de um menu para cima, para baixo ou para os lados, ou visualiza as imagens em modo de reprodução. Um botão ou joystick no centro deste “botão” actua como a tecla Enter de um computador, activando os comandos.
 
Em muitas câmaras, os ícones indicativos dos parâmetros em curso são mostrados num painel LCD separado. Alguns modelos recentes abdicam deste segundo ecrã e exibem os ícones no monitor.
 
Muitas câmaras possuem
um painel LCD que exibe
os parâmetros e um
monitor LCD que mostra
as imagens e menus.
Ao alterar os parâmetros, é por vezes fácil esquecer aquilo que fez, ou é moroso repor os valores originais de uma só vez. Por esta razão, algumas câmaras têm um botão ou comando no menu que lhe permite regular a câmara para os parâmetros originais de fábrica.
 
Os botões ou discos selectores variam de câmara para câmara, mas aqui são mencionados aqueles que são mais ou menos comuns em todas as câmaras, à excepção dos modelos de apontar-e-disparar mais simples. Em alguns casos, o mesmo botão executa funções diferentes nos modos de disparo e de reprodução de imagens.
 
• As alavancas ou botões de zoom permitem ajustar a distância focal da objectiva. (Em câmaras reflex ajusta-se a distância focal rodando o anel de zoom).
• O botão do obturador estabelece a exposição e o foco quando é pressionado até meio, e tira a fotografia quando é pressionado até ao fim.
• O botão de modo de disparo contínuo/temporizador leva a câmara a captar sequências de imagens umas atrás das outras, ou acciona o temporizador.
Algumas câmaras mostram os
parâmetros no monitor quando
são usados os botões ou
discos selectores.
• O disco selector de modo selecciona vários modos de cena, tais como Automático ou Programa. A mesma alavanca ou botão alterna entre modos de disparo e de reprodução de imagens.
• O botão ou alavanca ON/OFF liga e desliga a câmara.
• O botão do flash selecciona os modos de flash.
• O botão de macro liga e desliga o modo macro.
• O botão MENU mostra ou apaga o menu.
• O botão Imprimir/Partilhar permite-lhe imprimir ou transferir imagens, quando a câmara está ligada a uma impressora ou a um computador.

• O botão Apagar ou Eliminar elimina a imagem seleccionada no modo de reprodução.


Sem comentários: