terça-feira, 8 de outubro de 2013

Sylvia hortensis, Toutinegra-real

Taxonomia
Aves, Passeriformes, Sylviidae.

Tipo de ocorrência
Estival nidificante.

Classificação
QUASE AMEAÇADO - NT*  (D1)
Fundamentação: Espécie com população reduzida (admite-se que pode ser inferior a 1.000 indivíduos maturos). Na adaptação à escala regional desceu uma categoria, por se admitir que a população em Portugal poderá ser alvo de imigração significativa das regiões vizinhas e por não ser de esperar que essa imigração possa vir a diminuir.

Distribuição
Durante a época de reprodução distribui-se pelo Sul da Europa, Noroeste de África, Ásia Menor, Transcaucásia e Ásia Central (Hagemeijer & Blair 1997).

Em Portugal é uma espécie distribuída por todo o continente, mas com densidades populacionais bastante baixas.

População
No Continente, no decorrer dos trabalhos do Novo Atlas, a espécie foi detectada em 83 quadrículas 10x10 km (ICN dados não publicados). Assumindo uma variação de densidade populacional de 3 a 30 casais por quadrícula, a população estará compreendida entre 250 e 2.500 indivíduos maturos.

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Depauperada embora ainda provisoriamente, tendo apresentado um declínio histórico acentuado (BirdLife International 2004).

Esta espécie em Espanha está classificada como Pouco Preocupante (LC) (Madroño et al. 2004), o que leva a admitir um risco de extinção em Portugal mais reduzido, tendo-se descido uma categoria na adaptação regional.

Habitat
Ocorre numa grande variedade de habitats florestais relativamente abertos, tais como montados de sobro Quercus suber e azinho Quercus rotundifolia e olivais. Geralmente o coberto arbustivo nas áreas de ocorrência é reduzido ou inexistente (Rufino 1989, Tucker & Heath 1994).

Factores de Ameaça
Não são bem conhecidos os factores de ameaça à espécie. A preferência por um sob-coberto limpo sugere que o abandono agrícola dos montados e olivais poderá constituir uma causa de declínio populacional.

Medidas de Conservação
Manutenção dos montados com sob-coberto de pastagens.

in Livro Vermelho dos Vertebrados


Sem comentários: