terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Pterodroma madeira, Freira, Freira da Madeira


Taxonomia
Aves, Procellariformes, Procellariidae.

Tipo de ocorrência

Estival nidificante. Endémico da Madeira.

Classificação
EM PERIGO –- EN (D)
Fundamentação: Espécie que possui uma população pequena (inferior a 250 indivíduos maturos).

Distribuição
Espécie endémica da Madeira.
As únicas áreas de nidificação distribuem-se ao longo da parte Oriental do Maciço Montanhoso Central da Ilha da Madeira.

População
Em 2003 foi descoberta uma área de nidificação desconhecida até à data, onde existem pelo menos 20 ninhos activos (5 dos quais referentes a indivíduos na sua época pré-reprodutora). Também ao longo da época de reprodução de 2003 foram encontrados ninhos novos nas áreas já conhecidas, pelo que a população está agora estimada entre 60 a 75 casais reprodutores (em 2003 estiveram activos 45 ninhos) (Oliveira & Menezes in press).

É uma espécie que em termos de estatuto de ameaça é, globalmente e a nível da Europa, considerada Criticamente em Perigo (IUCN 2004a, BirdLife International 2004).

Habitat
Ave pelágica que nidifica em zonas altas das montanhas da Madeira. Os ninhos são escavados no solo em locais onde o coberto vegetal encontra-se em bom estado de conservação (Zino et al. 2000). Em 2003 foram encontrados ninhos em áreas dominadas por gramíneas o que constitui um dado novo para a definição das áreas potenciais para a nidificação da espécie, uma vez que este tipo de vegetação é consideravelmente distinto daquele existente nas zonas de nidificação conhecidas até a data (com forte presença de plantas de outros grupos) (Oliveira & Menezes in press).

Factores de Ameaça
Historicamente a freira da Madeira foi afectada pelas seguintes ameaça: captura pelo homem; degradação do habitat pela acção de herbívoros introduzidos; predação de juvenis e ovos por ratos; predação de juvenis e adultos por gatos.

Actualmente, fruto das medidas de conservação e protecção implementadas pelo Parque Natural da Madeira, estas ameaças estão ultrapassadas ou tão minimizadas quanto possível (Menezes & Oliveira 2003)

Medidas de Conservação
A freira da Madeira é alvo de um programa de conservação que tem trabalhado sob múltiplas vertentes. Desde o início dos anos 90 foi criada uma área livre de predadores, nomeadamente ratos e gatos, em redor das áreas de nidificação conhecidas. Ao abrigo do projecto LIFE “"A conservação da freira da Madeira através da recuperação do seu habitat”", que teve o seu início em 2001, estas medidas foram alargadas e reforçadas e, de acordo com os resultados verificados, estão a funcionar de uma forma bastante eficaz e adequada. Em 2001 foram criadas as condições para a recuperação dos habitats das zonas de nidificação da freira da Madeira, através da retirada total do gado aí existente (Menezes & Oliveira 2002 e 2003).

Em paralelo com estas medidas, a área de nidificação é alvo de vigilância permanente, estando as visitas nocturnas dependentes de autorização do Serviço do Parque Natural da Madeira.

in Livro Vermelho dos Vertebrados


Sem comentários: