quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

VFAT


A FAT 16 usada pelo DOS, possui uma grave limitação quanto ao tamanho dos nomes de ficheiros, que não podem ter mais que 11 caracteres, sendo 8 para o nome do arquivo e mais 3 para a extensão, como em “formular.doc”. O limite de apenas 8 caracteres é um grande inconveniente, o “Boletim da 8º reunião anual de direcção”, por exemplo, teria de ser gravado na forma de algo como “8reandir.doc”, certamente um nome pouco legível.

Sabiamente, a Microsoft decidiu eliminar esta limitação no Windows 95. Para conseguir derrubar esta barreira, e ao mesmo tempo continuar usando a FAT 16, evitando os custos de desenvolvimento e os problemas de incompatibilidade que seriam gerados pela adoção de um novo sistema de arquivos (o Windows 95 original era compatível apenas com a FAT 16), optou-se por “remendar” a FAT 16, com um novo sistema chamado VFAT.

Através do VFAT, arquivos com nomes longos são gravados no diretório raiz respeitando o formato 8.3 (oito letras e uma extensão de até 3 caracteres), sendo o nome verdadeiro armazenado numa área reservada. Se tivéssemos dois arquivos, chamados de “Reunião anual de 1998” e “Reunião anual de 1999”, por exemplo, teríamos gravados no diretório raiz “Reunia~1” e “Reunia~2”. Se o disco fosse lido a partir do DOS, o sistema leria apenas este nome simplificado. Lendo o disco através do Windows 95, seria possível aceder as áreas ocultas do VFAT e ver os nomes completos dos arquivos.

in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto


Sem comentários: