sexta-feira, 18 de julho de 2008

Cuidado com os piratas - Eles podem roubá-lo com um click de um rato

Navegando recentemente pelo seu email, Brian L. Robison viu uma mensagem de uma agência de viagens. Email de lixo típico, pensou ele e preparou-se para o apagar. Mas era para descontos em taxas aéreas do Reino Unido para a Austrália, e como australiano dando aulas em Londres, Robinson, num capricho, fez duplo click para abrir a mensagem. Por trás da publicidade estava uma foto da Sydney Opera House. Boa foto, pensou Robinson e guardou-a. Ele já vira aquela foto antes.
De facto, ele tirara-a. “Por causa das cores únicas da foto, da forma das nuvens e das ondas no porto, não havia a mínima dúvida que ela era minha,” diz Robinson.
Onde a foram buscar? Robinson não é um profissional, apenas um entusiasta. Como milhares de outros pelo mundo, ele coloca versões de baixa resolução das suas fotos num site de partilha de fotos. Robinson usa o www.webshots.com e mostra fotografias das suas viagens em community.webshots.com/user/ozzieblr. Algumas são muito boas, outras meros instantâneos. E são todas de baixa resolução, cerca de 72dpi. (Como um ponto de referência, imagens imprimidas no POP PHOTO tem de ter pelo menos 300dpi).
Mas a baixa resolução é suficiente para a internet e para o uso por email e não se consegue saber quantas fotos que aparecem em Web sites comerciais e nos seus incontáveis emails invasivos foram desviadas de fotógrafos inadvertidos.
“A infracção dos direitos de autor é galopante,” diz Joel A. Siegel, um advogado de Manhattan que representa fotógrafos em casos desses. “E a maioria das pessoas nem se apercebe que o seu trabalho foi roubado.”
O primeiro passo em segurança é colocar avisos anti-roubo. Isto é, colocar um aviso de direitos de autor junto com qualquer foto que enviar por email ou colocar na internet. Ainda assim, como Siegel indica, “Pessoas roubam material. E em sites populares de partilha de fotos tais como webshots.com ou o pertencente ao Yahoo! – www.flickr.com, eu não encontro nenhuma discussão de direitos de autor – excepto na pequena impressão dos “Termos de Uso”.
Adicionar uma marca de água visível com o seu nome e direitos de autor torna uma imagem sem jeito para os ladrões usarem. Vá a muitos sites profissionais ‘ou agências de stock” para ver essas marcas de água em acção. Alguns programas de edição de imagem têm a capacidade de marca de água. Se o seu não tiver, apenas escreva na imagem com a comum capacidade de texto transparente.

Sem comentários: