quarta-feira, 2 de julho de 2008

Sabia que contribui para a poluição do ambiente com venenos e substâncias perigosas? Que isso pode prejudicar a natureza, você e o próximo?

E QUE PODE AJUDAR A DIMINUIR ESSE PROBLEMA?
Quando se fala em venenos, logo se pensa em venenos usados na agricultura, os chamados agrotóxicos, ou nos venenos pulverizados para matar os mosquitos, na cidade.
A natureza - as plantas e os animais silvestres - utiliza venenos e substâncias tóxicas em pequenas doses para se defender (vespas, abelhas) ou caçar (cobras). Os povos indígenas utilizavam substâncias de plantas tóxicas para atordoar peixes e animais em excursões de caça, de pesca e também em guerras. Os povos antigos usavam venenos ou plantas venenosas para eliminar seus inimigos. Na primeira guerra mundial ocorreu uma verdadeira guerra química, com o uso e teste de muitos venenos.
Como faz para se defender contra pernilongos, moscas, formigas, baratas, vespas, ratos, carrapatos, ácaros e pulgas em seu bichinho de estimação? E os besouros e os pulgões em suas plantas? Faz exercício com um mata-mosca ou chinelo, ou faz turismo pela casa com uma latinha de veneno (insecticida, raticida e outros), passando veneno em tudo: gente, comida, crianças? Elimina os bichos por esmagamento ou borrifa veneno? Onde coloca as embalagens vazias? Por aí? No lixo, que vai para o aterro sanitário e no fim contamina o solo e as fontes de água? Ou no terreno ao lado, podendo envenenar animais e crianças? Ou pior, na vala de erosão próxima à nascente do bairro, contaminando a água do ribeiro?
Também existem substâncias que podem fazer mal para a saúde e que parecem inofensivas, tais como detergentes, cosméticos, perfumes, tintas, solventes, desinfectantes, produtos de limpeza, analgésicos, medicamentos para tosse e resfriados, anticépticos, antibióticos, corticóides, vitaminas e outros remédios. Também podem ser prejudiciais benzina, acetona, bolas de naftalina, soda cáustica (para desentupir pia), solução e pastilhas de cloro (para lavar pisos e tratar água de piscina), alvejantes, fluídos para acender carvão, corantes de madeira, sabão, limpa-vidros, limpa-fogão, adubos, óleo de pinho, polidor de metais, amoníaco, purificador de ar, espuma de banho, champô, creme de barbear, desodorizante de vaso sanitário, água oxigenada, tinta de cabelo, limpadores de jóias, bebidas, álcool, pílulas de emagrecimento, descongestionantes nasais, antidepressivos, estimulantes e muitos outros. O perigo também ocorre com plantas ornamentais, bonitas, que podem conter substâncias tóxicas (por exemplo, comigo-ninguém-pode, espirradeira e outras plantas que produzem leite) e trazer problemas quando ao alcance de crianças.

Sem comentários: