quinta-feira, 3 de julho de 2008

A positivagem: processos químicos

Uma vez exposto o papel, devemos seguir alguns passos para fixar a imagem no papel e eliminar a sua sensibilidade à luz. Para isso submergimos o papel em três banhos sucessivos: revelador, paragem e fixador. Da mesma forma que no processo de revelação, devemos obter soluções de trabalho a partir dos concentrados e das tabelas fornecidas pelo fabricante. 
Imediatamente depois de expor o papel, introduzimo-lo na cuba do revelador, que fará com que se torne visível a imagem. O papel deverá estar submergido no revelador 1,5 minutos (se trabalhamos com papéis baritados, todos os tempos indicados aqui devem multiplicar-se por dois). De seguida submergimos o papel no banho de paragem, cuja missão é a mesma que durante a revelação do negativo. 20 segundos no banho de paragem serão suficientes. Depois da paragem introduzimos o papel no fixador durante 4 minutos. Por fim, lavamos a cópia obtida durante 5 minutos (no caso do papel baritado, esta lavagem deve ser de pelo menos 30 minutos) e a penduramos para que seque.
Dado que as soluções de trabalho utilizadas na positivagem se reutilizam, devemos aprender a distinguir quando um químico está esgotado:
  • revelador: é praticamente transparente quando está recém feito e escurece quando se esgota;
  • paragem: adquire uma tonalidade violeta quando se esgota;
  • fixador: escurece ligeiramente com o uso; a forma mais segura de comprovar o estado do fixador é comprovar quanto uso se lhe deu (vendo as listagens do laboratório).
 

Sem comentários: