domingo, 13 de julho de 2008

Linguagens de programação IV

Cobol

Cobol significa “Common Business Oriented Language”. Esta linguagem foi desenvolvida no final da década de 50, com o objectivo de ser uma plataforma de desenvolvimento para aplicações bancárias e financeiras em geral. Comparado com o Pascal e o Assembly, comuns na época, o Cobol é uma linguagem bastante amigável, o que garantiu uma grande aceitação. Até hoje esta linguagem é usada em muitos sistemas bancários, o que explica a grande procura por programadores experientes nesta linguagem na época do bug do ano 2000. 
C

O C foi desenvolvido durante a década de 70, mas ainda é largamente utilizado. A grande vantagem do C é permitir escrever tanto programas extremamente optimizados para a máquina, como seria possível apenas em assembly, e ao mesmo tempo vir com várias funções prontas, como uma linguagem de alto nível, que podem ser utilizadas quando não for necessário gerar um código tão optimizado.

Esta flexibilidade, permitiu que o C fosse usado para desenvolver a maioria dos sistemas operacionais, como o Unix, Linux e o próprio Windows. Usando o compilador adequado, o C pode ser usado para desenvolver programas para várias plataformas diferentes. 
C++

O C++ mantém os recursos do C original, mas traz muitos recursos novos, como recursos orientados a objectos, sendo também bem mais fácil de utilizar. O C++ é bastante usado actualmente para desenvolver muitos programas para várias plataformas.
O Linux conta com um grande número de ferramentas para desenvolvimento em C, como o EMacs, o compilador GCC e até editores visuais, como o KDeveloper. Outro ponto forte é a fartura de programas de código aberto, que representam uma fonte de aprendizado quase inesgotável. O Linux é provavelmente o melhor lugar para aprender a programar em C.

Sem comentários: