segunda-feira, 7 de julho de 2008

Regras

Regras básicas de jogo:

OS IMPACTOS

Um impacto em qualquer parte do teu corpo conta como eliminação. Deves gritar bem alto e bem claro: MORTO!
Os impactos nas armas também contam, mas neste caso não existirá eliminação, mas a arma ficará inutilizada e deverás recorrer à arma secundária, se dispões dela, o então à de um companheiro não eliminado.
Os impactos na roupa também contam. É muito difícil apercebermo-nos de impactos nas mochilas, casacos, botas, etc. mas apelamos à honra e sinceridade do jogador.

Se não queres receber um bolazo, não jogues ao Airsoft. Qualquer jogador está exposto ao fogo inimigo ou amigo, assim, é muito provável que recebas impactos em alguma ocasião. 
ELIMINAÇÃO

Quando o jogador recebe um impacto, deve gritar: MORTO! tão forte e claro como possa.
Pode permanecer no solo deitado, fazendo-se morto (depende da veia artística de cada um) o então retirar-se do jogo com os braços ao alto e sem tirar os óculos de protecção. O jogador gritará MORTO! todas as vezes que seja necessário para que deixem de disparar contra ele e saía da zona de acção (em alguns jogos a organização determina que os jogadores eliminados devem cobrir a cabeça com um pano, vermelho ou laranja, de forma a evidenciar claramente essa condição).
Os mortos não podem falar, nem comunicar, nem dizer nada aos jogadores vivos, seja por viva voz, por walkie-talkie, por sinais por código morse, por sinais de fumo, ou qualquer outra forma real ou imaginária. 
HOSPITAL

Nos jogos em que se estabeleça um hospital, ou estação médica, o jogador eliminado deve ir até ele e permanecer ali o tempo estabelecido no briefing inicial.
O jogador poderá então reentrar no jogo em curso, segundo o tipo de partida que se está jogando, ou esperar na zona neutral que acabe a partida actual.
Em algumas partidas pode estabelecer-se uma "lista de eliminação" na qual o jogador eliminado deverá registar-se cada vez que o eliminem e dizer quem o eliminou. 
RENDIÇÃO

Se um jogador surpreende outro a menos de 5 metros, sempre pelas costas ou protegido por um arbusto ou árvore, deverá dizer: RENDE-TE!
O jogador surpreendido deverá responder rapidamente: RENDO-ME! e levantar os braços.
Se num prazo de 3 ou 4 segundos no respondeu, o adversário poderá disparar em modo SEMI sempre para uma zona não letal, como os braços ou pernas, o que contará como uma eliminação total.
Se o atacante optar por disparar sobre o surpreendido, não poderá utilizar uma espingarda de sniper nem uma réplica com mais de 350 fps.
Ainda que as normas estabeleçam a distância mínima de disparo em 10 metros para as AEG's e 20 metros para as espingardas de sniper, é dever do surpreendido render-se imediatamente, sob pena de arriscar-se a receber um impacto a curta distância.
Se houver desentendimento, resolver-se-á fora do jogo. É proibido começar uma discussão.

Sem comentários: