segunda-feira, 28 de julho de 2008

Granada AI Tornado

Boom! A granada espalha BB's de uma forma aleatória 3D padrão.
Muito boa propagação e variedade incrível!


FOGO NO BURACO!
Quantas vezes estiveste numa aproximação ao adversário, sabendo que está alguém no quarto ou no bunker ao lado que tens de tomar, mas tão rápido que estiques um dedo fora ficarás no meio de uma tempestade de BB’s? Nunca? OK podes deixar de ler agora, mas os outros devem continuar. Desde que as armas de airsoft começaram a ser usadas para jogos de Guerra recreativos, os jogadores tem trabalhado para o tornar mais realístico bem como efectivo pelo uso de granadas.

A alavanca da granada Tornado, a chave de reset a cápsula final.

Põe a chave reset no teu equipamento com um cordão para não a perderes!
Enquanto as granadas que apenas fazem "BANG!" funcionam em pequenos grupos onde toda a gente conhece as regras e o sistema de honra, mesmo aí parece um substituto. O objectivo do jogo é ser eliminado com uma BB e um raio de morte fixo não tem em conta o uso de cobertura e outras coisas diversas associadas com granadas. Assim as granadas devem disparar BB’s, de preferência com um bom espalhamento e alcance.

UMA INOVAÇÃO
Com sede no Canadá, a Airsoft Innovations é provavelmente mais conhecida pelo Propane Adaptor que lançaram alguns anos atrás. Com apurados testes laboratoriais eles provaram que o Green Gas (aka Top Gas) é de facto propano (C3H8). Este adaptador e a sua divulgação foram excelentes para todos os que preferem o realismo dos modelos operados a gás. Sendo ele mesmo um jogador, o desenhador do adaptador de propano compreendeu de novo o que os jogadores procuram realmente e respondeu ao pedido. Uma efectiva granada de airsoft reusável!

Vídeos disponíveis na internet mostram claramente o que vem a ser isto e como trabalha. O Green gas é libertado através uma válvula larga em dois tubos helicoidais que vão em volta da granada, empurrando 90 BB’s para fora, cada um, num total de 180 BB’s por disparo. Quando as BB’s aceleram, a sua inércia provoca que o corpo da granada rode na direcção oposta, criando um efeito de teia para aumentar a disseminação. Um tubo aponta para cima e o outro para baixo para fazer a disseminação 3D em vez de um padrão circular.

COMO USAR?
O uso da granada AI Tornado pode ser dividido em duas fases: Carregar e armar a granada e como a colocar no terreno. Comecemos pelo princípio, vamos tirar a granada fora do pacote e prepará-la primeiro para ser usada. Os procedimentos são mais seguros e convenientes se forem executados por esta ordem:

  • Desaperte a cápsula final na parte de baixo da granada e remova a tampa superior.
  • Redefinir a válvula com a chave incluída.
  • Escolha um atraso entre 3 segundos e 1,5 segundos e defina a alavanca conforme.
  • Carregue o gás e feche a tampa superior.
  • Carregue as BB’s. Uma carga de 180 BB’s é necessária para o devido efeito.
  • Quando entrar na área de jogo, abra a cápsula final. A granada está agora ARMADA.
Depois de puxar a alavanca, tem um intervalo longo ou curto, depende do que definiu inicialmente. Eles são 3 segundos e 1,5 segundos especificamente, que serão afectados pela temperatura. Pode mudar o atraso de longo para curto com a ajuda de um alavanca extra, mas não vice-versa. O atraso foi considerado bastante consistente nos nossos testes e o intervalo mais curto é normalmente a escolha mais prática, a não ser que esteja muito quente. Uma terceira opção é deixar a tampa superior aberta, o que torna o atraso virtualmente zero. Isto é uma característica para armadilhas corporais e geralmente o sistema de 3 passos é mais útil em campo do que precisos ajustamentos de parafusos.

Dois furos para 3 segundos (baixo) e 1,5 segundos de atraso nominal.
Retirar a tampa superior à esquerda reduz o atraso para quase zero.
Quando recuperar a granada, desaperte primeiro a cápsula do fim para a tornar segura, mesmo que saiba que ele descarregou. Esta rotina evita que transporte uma granada ainda armada para a zona de segurança. Quando a cápsula final é removida, a granada é capaz de expelir o gás, mas ele sai todo pelo fundo e não dispara as BB’s. Além de ser a função ARMAR/DESARMAR da granada, a cápsula final também protege a válvula de carregamento do gás da sujidade e inclui uma cápsula de descarga que dispara se a granada for carregada com gás demasiado poderoso.
Quando a granada dispara, ela parece um pouco com o libertar todas a BB’s de um carregador normal, excepto que expele 2 ou 3 vezes mais BB’s e acontece muito mais rapidamente, cerca de 0,18 segundos! Enquanto a velocidade máxima das BB’s a 135 fps não parece muito alta comparada com uma AEG, é muito mais alta do que qualquer granada de mão de airsoft atingiu até agora.

A válvula de recarga está protegida da sujidade sob a cápsula final
e remover a cápsula final desarma a granada. Genial!

Para tal, em princípio, um simples dispositivo, uma granada de mão, tem vários usos. Existem formas diferentes de lançar a granada, sem mencionar o uso criativo como armadilhas. Intenção e ideias é o que separa um granadeiro de um bárbaro.

O básico estilo, atirar à distância, é só puxar a alavanca, atirar a granada, esperar atrás de uma cobertura que ela dispare e então acabar o serviço com a sua arma primária. No entanto, pode aumentar o potencial de fogo especialmente em áreas relvadas “cozinhando" a granada na sua mão antes de a atirar. Guardar a granada no lado não armado é bom por razões de segurança, mas também lhe dá um voo mais lento para aumentar a probabilidade da granada ir por cima dos oponentes, criando um rebentamento aéreo como visto no vídeo. Por muito engraçado que pareça, arranja uma cobertura quando estiveres numa situação de jogo, porque os impactos da tua própria granada contam!

Outra forma de usar a granada é rolando, o que até é uma forma mais segura do que atirar e um bom truque em interiores.
Nota: Quando puxar a alavanca, tenha a certeza de que o topo da granada aponta para cima se tiver a granada na mão direita e para baixo se usar a mão esquerda para rolar. Dessa forma o movimento de rolar é também o mesmo que a aceleração das BB’s irá providenciar e irá obter um melhor espalhamento!

Um truque sujo é transformar a granada numa armadilha corporal com um arame e deixar a tampa superior aberta para uma quase instantânea detonação. Para deixar a granada rodar, deve colocá-la numa caneca e amarrar a caneca e não o corpo da granada onde quer que seja que coloque a armadilha. Se a caneca é muito funda, ponha qualquer coisa debaixo da granada para ter as saídas das BB’s livres.

MANUTENÇÃO
Qualquer pessoa que use armas operadas a gás sabe sobre arrefecer. Quando o gás líquido toma uma forma gasosa quando a válvula é aberta, a reacção precisa aquecer do que a rodeia e arrefecer o tanque do gás. Quando liberta todo o gás de uma vez através da grande válvula, a temperatura irá obviamente descer muito rapidamente. A manutenção apropriada é necessária para manter os vedantes em boas condições e o tempo de atraso consistente. Enquanto o normal óleo de silicone é suficiente para impedir os vedantes de secar, uma espécie de óleo de silicone industrial especial seleccionado e testado pela Airsoft Innovations providência uma melhor consistência na demora no topo das funções de manutenção. Duas gotas na válvula principal a cada duas descargas é suficiente, assim a Tornado não é certamente uma esponja de lubrificante.
Além de manter os vedantes oleados e obviamente a Tornado limpa por fora, não há realmente outra manutenção envolvida e nunca precisará de a desmontar, assim – é um produto livre de problemas nesse sentido.

O tamanho perfeito para a granada Tornado e prende com uma simples cinta MOLLE!
TRANSPORTAR
A granada é suficientemente pequena para caber numa bolsa de carregador de M16 com espaço de sobra. Bolsas para granadas de fumo são geralmente muito grandes, enquanto as bolas para granadas de 40 mm são muito pequenas. Pensamos que uma bolsa mais apertada irá permitir carregar mais delas no equipamento de transporte, assim decidimos que a bolsa dedicada é a The way to go. Nas imagens vemos um exemplo e estas bolsas estão já em produção no momento em que escrevemos.

Coloque um cordão de paraquedas através do furo de descarga
e prenda a outra ponta à alavanca para evitar perdê-la.

© 1997 - 2007 Redwolf Airsof

Sem comentários: