quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A higiene

Os hábitos de higiene, como o lavar-se, lavar os dentes, mudar de roupa, variam de pessoa para pessoa. O Acampamento, enquanto quadro de vida comunitária, deve favorecer a manutenção ou a aquisição de hábitos saudáveis de higiene. Não é somente uma responsabilidade perante os pais, mas também uma responsabilidade educativa que vai ao encontro dos objectivos da saúde no escutismo.
Nomeadamente, é preciso verificar que as crianças/jovens, à saída, levam roupa interior e meias suficientes para mudarem todos os dias. Por outro lado, o horário deve prever dois períodos por dia que permitam a cada um fazer a sua higiene, um de manhã e outro ao fim do dia.
Não é ecológico fazer-se a higiene nos locais de banho pois o sabão e os dentríficos, mesmo que biodegradáveis, são poluentes.
Além disso os adultos responsáveis deverão ter a preocupação de garantir que os diversos locais de campo estão limpos, particularmente a cozinha, o espaço de refeição ou refeitório e as casas de banho. Os espaços de dormir e a loiça devem também ser inspeccionados de tempos a tempos. Recomenda-se que, diariamente, de preferência depois do jantar, cada equipa cumpra uma curta faxina de serviços ou de limpeza. Estas faxinas efectuar-se-ão rotativamente.

Sem comentários: