sábado, 9 de agosto de 2008

O declínio e queda II

O declínio e queda de escolher uma câmara correctamente
by HERBERT KEPPLER
Konica Minolta Maxxum 7D
Dê uma vista de olhos nos controles da parte traseira e superior da topline Konica Minolta Maxxum 7D e da compacta 5D. A miríade de botões e mostradores na 7D podem levar uma pessoa a pensar que só um fotógrafo altamente qualificado como um piloto de um Boeing 747 pode operar a câmara, enquanto que um noviço não qualificados como um pilo estagiário de um Piper CUB não terá problemas com o controle imensamente simplificado da 5D.
Konica Minolta Maxxum 7D
Errado. Dentro de cerca de meia hora, a maioria de vocês terão percebido a lógica dos controles 7D e será capaz de utilizá-los mesmo quando tirar fotos com a câmara ao nível dos olhos. Mas muitas dos controles das 5D's estão escondidos, acessíveis apenas baixando a câmara dos seus olhos e usando vários menus de navegação no painel LCD para localizar os controles e, depois, para os controlos de níveis. Encontrar a compensação de flash no LCD das 5D's pode ser feito, mas é difícil.
Konica Minolta Maxxum 5D
Se você for um fotografo por instinto, poderá nunca usar o menu de controles como a compensação de flash ou a compensação de exposição. A 5D seria, então, ideal para você. Para um amador cuidadoso ou um profissional, ser capaz de acesso e de controlo conjunto, mantendo a 7D ao nível dos olhos pode ser essencial e, portanto, vale o peso, tamanho e preço.
Konica Minolta Maxxum 5D
Eu utilizei a Konica Minolta Maxxum 5D e 7D como exemplos de uma compacta DSLR vs uma maior e mais pesada, e mais externamente controlada DSLR, mas penso que vale a comparação com a Canon, Nikon, Olympus e Pentax DSLRs. Evidentemente,as especificações técnicas das topline DSLR , tais como tempo de inicialização, desfasamento temporal do obturador de libertação e modo de disparo são geralmente considerados superiores aos dos compactas DSLR. Mas a superior configuração de conveniência a nível do olho das topline DSLR é muitas vezes esquecido, dado o modo simples como os controles das compactas DSLR muitas vezes aparecem.
Konica Minolta Maxxum 5D

Sem comentários: