segunda-feira, 18 de agosto de 2008

SOCOM GEAR CQB ELITE vs. TOKYO MARUI M.E.U. PISTOL

Fabricante: SOCOM GEAR / Tokyo Marui
Modelo: Wilson Combat CQB Elite / M.E.U. Pistol
Capacidade: 15+1 / 28+1
Peso: 950g / 850 g
Power: 290 fps / 300 fps
Power Source: HFC134a / Top Gas
Blowback: Sim
Hop-up: Ajustável
Modo de disparo: Semi
Construção: Toda em metal / ABS e detalhes em metal

Pros
Os aspectos fortes da Tokyo Marui incluem alta performance e precisão com um bom acabamento geral e uma qualidade confiável. A SOCOM GEAR oferece resistência e durabilidade com a sua construção metálica e inclui dois carregadores e painéis reais do punho por um preço acessível.

Contras
A Tokyo Marui é bastante leve e a aquisição de peças metálicas irá aumentar o preço significativamente. A SOCOM GEAR tem pesadas peças em metal, mas o ajuste das peças deixa margem para melhorias e afecta a precisão e o desempenho.

Veredicto
Não há melhor pistola do que destas, apenas uma pistola é a melhor para você. É uma decisão subjectiva e todos devem poder escolher a mais adequada delas depois de ler esta análise.

A 1911 é muito como o metal pesado – parece nunca morrer! Saber se isso é uma coisa boa ou não, naturalmente que depende de a quem você perguntar. Estamos vivendo o último semestre de 2008 e o venerável calibre de pistola .45 de há quase uma centena de anos atrás ainda é encontrado no uso regular e serviço em todo o mundo. Quer goste ou não da pistola, um certo John Moses deve ter feito alguma coisa bem.

Baseada no sistema de recuo de cano curto de J. M. Browning, a 1911 introduziu este Modus Operandi ainda encontrado em quase todas as populares pistolas de serviço. Com o cano e a culatra travados em conjunto em bateria, o cartucho será inflamado quando o gatilho é puxado para deixar cair o martelo. A força de recuo da bala em aceleração faz a culatra e o cano recuarem em conjunto – ainda travados em conjunto para conter a alta pressão no interior da câmara. A diferença de peso entre a bala e a culatra fazem a última mover-se mais lentamente, assim a bala tem tempo para sair do cano e deixar a pressão dentro do cano baixar. Com o impulso/inércia o cano e a culatra continuam movendo-se para trás e após alguns milímetros de viagem a traseira do cano retida em baixo por uma ligação, permitindo que a culatra continue viajando para trás e extraia a cápsula a câmara.

Quando a 1991 foi substituída pela Beretta M92FS nas forças armadas dos EUA com pistola de serviços nos anos 80, o velho desenho continuou a viver ao uso dos atiradores civis e modelos personalizados melhorados foram desenvolvidos para mais exigentes usos, tais como tiro desportivo competitivo e unidades especiais policiais e militares. A quantidade de diferentes variantes “Tactical” da 1911 provavelmente atinge as centenas e todas elas introduzem algum tipo de melhorias ou “melhorias” ao desenho original. Vamos agora dar uma vista de olhos em réplicas de duas dessas pistolas: A M.E.U. Pistol e a Wilson Combat CQB Elite.

VAIDADE OU APENAS UM ASPECTO EXIGENTE?

Ambas as pistolas embaladas em caixas algo bonitos. A caixa da pistol Tokyo Marui M.E.U. tem um esquema de cores desérticas como a tendência actual e os insertos de esferovite cobertos com um pano com um padrão digital de camuflagem deserto. Tal como nós esperávamos da Tokyo Marui, os acessórios são recomendados e o pacote inclui:


A pistola

Um carregador
Um saco de BBs
Tampa do cano
Vara de limpeza
Chave de bucha / ferramenta de auxílio de carregamento
Estas pistolas são familiares próximas na prática. A Tokyo Marui tem as marcas da Novak sobre licença.
Ambas tem serrilhado para armar na frente e um forte suporte de recuo da mola. Note-se possíveis encaixes para adaptador de silenciador na CQB Elite.
A SOCOM GEAR Wilson Combat CQB Elite vem numa caixa de cartão rijo castanho com uma etiqueta com um forte tema Wilson Combat. Isto não é surpresa, já que a pistola é oficialmente licenciada pela Wilson Combat. É sempre refrescante ver fabricantes de airsoft afixar logos legalmente e claro isto não poderia ser feito sem contar também com as mentes abertas dos fabricantes de armas reais. A esferovite é coberta neste caso com um tecido negro e o pacote inclui:

A pistola
2 carregadores
Um manual de utilizador SOCOM GEAR
Um manual de utilizador da WE 1911

A lista pode parecer curta, mas é muito importante enfatizar que esta pistola vem com dois carregadores de 15 tiros. O manual WE é o mais detalhado dos dois e é escrito em Inglês, Espanhol, Alemão e Italiano, enquanto o simplista manual da SG é apenas em Inglês.
A entrada do carregador da CQB Elite está em calha nos lados, enquanto a M.E.U. Pistol tem a borda angular na retaguarda também.
A M.E.U. vem com um carregador de 27 tiros e uma ferramenta manual. A CQB Elite inclui por seu lado 2 carregadores de 15 tiros.

MAIS ESTÉTICA E DETALHES

Enquanto estas pistolas são réplicas de diferentes modelos, elas podem ser comparadas em termos de qualidade de construção e detalhes. Quando pela primeira ver pegar num 1911 de Airsoft, rapidamente verificará se é pesada ou não. A pistola TM M.E.U. não é certamente uma arma pesada com 850 gramas com o carregador, mas pode dizer claramente a diferença pela mão quando a compara com a SG CQB Elite, que sobe a escala para 960 gramas. A M.E.U. tem grandes pesos metálicos escondidos nos painéis do punho, enquanto a CQB Elite punhos ocos assim o balanço das contas para esta grande diferença no sentir, mesmo sendo 110 gramas, não é assim tanta diferença como peso total.


O que melhor reparará quando comparando o peso será o punho. Este volta vai para a SOCOM GEAR sem sombra de dúvidas: A adaptação de borracha que envolve o punho da Tokyo Marui é plastificada e feita de múltiplas peças, no entanto providencia um punho adequado e parece bom. A SOCOM GEAR decidiu usar o actual punho Wilson Combat e eles são possivelmente os melhores painéis de punho que vimos para a 1911 até hoje. Embebidos com a medalha Wilson’s Eagle, os painéis do punho são em polímero preto com um pequeno padrão interessante, que não só parece excelente, mas providencia também um bom punho. Os sulcos entre os cumes parecem linhas e não linhas de altitude linhas num mapa

Além dos punhos e peso, a maioria dos pontos em acabamento externo vão para a Tokyo Marui. Tendo aparentemente aprendido alguma coisa depois de lançarem a sua 1911 que parece ser de plástico mesmo a um metro de distância, eles trabalharam para criar um mais bonito acabamento mate para a M.E.U. Pistol e ela lembra o famoso acabamento WA “Carbon Black” – embora não seja tão cinzento. A Toky Marui tem apenas a suas próprias marcas de fabrico e claro ASGK no lado direito da armação, mas as miras tem as marcas da Novak debaixo da licença oficial. As miras não tem pontos brilhantes, o que é bom para tiro ao alvo mas seria uma boa adição para condições de baixa luz. A mira frontal é serrilhada para prevenir encadeamento e a imagem é bastante acentuada.

A SOCOM GEAR CQB Elite é em metal, mas o acabamento não é tão convincente com desigualdades e marcas de fundição. As marcas estampadas são bastante boas e só um pequeno logo WE é encontrado no lado esquerdo da guarda do gatilho e “Made in Taiwan” está escondido debaixo de “Wilson Combat Brryille, AR U.S.A.” no lado direito da armação. A mira contém três pontos brancos nos lugares óbvios, que não aparecem na escuridão mas ajudam quando a luz é pouca. Infelizmente o acabamento das miras é fraco com cantos redondos, que fazem uma imagem de tiro abaixo do óptimo.
As miras da CQB Elite tem pontos brancos para pontaria rápida, mas falta-lhes nitidez. A mira frontal não pode ser removida.
A M.E.U. Pistol tem uma excelente mira, mas uma limitada capacidade com pouca luz. Ambas as miras podem ser removidas.
O incrível grupo de 25 mm com cinco tiros 8 metros com a the Tokyo Marui M.E.U. Pistol.
O mais pequeno grupo produzido pela SOCOM GEAR Wilson Combat CQB Elite foi 45 mm.
A batalha terminou e ambos os contendores estão ainda fortes no ringue. Você será o juiz de qual deles ganhou!
VEREDICTO

Como já estava implícito no sumário no inicio, é impossível dizer “X é melhor”. Ambas as pistolas têm os seus pontos fortes em áreas diferentes e são traídas por pequenas falhas noutras áreas. Ambas estas pistolas irão encontrar os seus fans e nós esperamos que esta análise o ajude a escolher uma que não o desaponte em áreas que valoriza numa pistola de airsoft.

Se valorize uma arma pesada e clincks metálicos numa pistola, então escolher a CQB Elite é a opção clara. Como bónus também traz um rail para um laser ou uma lanterna, para aqueles que querem colocar acessórios na pistola. Com dois carregadores incluídos, a CQB Elite faz uma boa oferta pelo valor e aqueles painéis do punho reais são um bom detalhe também.

Tokyo Marui é uma marca de confiança e a M.E.U. Pistol não surpreendeu negativamente nem positivamente. É imensamente precisa com uma elevada qualidade de construção e de muita confiança, mas um pouco leve para segurar e com um preço bem alto. O generoso carregador dá-lhe um bom poder de fogo fora da caixa, assim é especialmente atractiva para jogadores.

Produtos analisados:
  • Tokyo Marui M.E.U. Pistol carregador de 28 tiros para a M.E.U.
  • SOCOM GEAR Wilson Combat CQB Elite carregador de 15 tiros para a CQB Elite (Disponível em breve)

1 comentário:

Anónimo disse...

olá... queria saber como posso comprar uma dessas pistolas.
quanto custa, qual o prazo de entrega e se ela é de co2, todas as inforações dela, por favor.
aguardo resposta no email
cflenzi@hotmail.com

obrigado
felipe