terça-feira, 5 de agosto de 2008

A vida no acampamento

O horário diário de um acampamento deve permitir às crianças/jovens recuperarem do cansaço. Deve incluir períodos de calma (sesta ou descanso, actividades em pequeno grupo com um adulto…), o período de sono terá horas fixas, com a duração mínima diária de nove horas. As actividades não devem estender-se pelas horas de sono. Igualmente as refeições deverão ser tomadas a horas fixas e sem precipitações.
Mesmo que inseridas no programa de campo, as actividades podem ser modificadas, especialmente se as condições de tempo não o permitirem. Não se deve hesitar em revê-las no decurso do acampamento, se tal se tornar necessário. Os adultos responsáveis zelarão não só pela variedade das actividades, como também pelo seu equilíbrio no tempo. Por exemplo, não se programam duas actividades fisicamente exigentes, uma a seguir à outra, os tempos livres devem ser limitados, devem-se prever actividades para o caso de chover (plano B), programarem-se actividades de desenvolvimento espiritual, assim como actividades de descontracção.
Que fazer no caso de chover? Tudo depende do que chuva signifique. Não se modifica um plano de actividades devido a um simples aguaceiro. Se a chuva persistir, podem-se fazer ainda actividades de ar livre, na condição de as crianças/jovens estarem devidamente vestidas (impermeável e botas de borracha). Quando a roupa estiver encharcada, as crianças/jovens devem poder mudar-se e vestir roupa seca.
Em caso de tempestade, dever-se-á actuar com a maior prudência. As excursões devem ser canceladas e devem ser evitadas todas as actividades com ou na água. Se numa saída forem surpreendidos por uma tempestade, deve-se procurar um lugar seguro para se poderem abrigar. Ninguém deve ficar desprotegido, mas deve haver o cuidado de se procurar um outro abrigo que não uma árvore isolada. Se a chuva persistir mais que um dia, organizar-se-ão actividades alternativas de interior ou de segurança como jogos, trabalhos manuais, canções, mímicas… No entanto é preciso prever uma actividade de ar livre por dia.
Não é só a chuva que compromete o programa de actividades. É preciso também prestar atenção aos transtornos causados pelo calor e pelo sol. Os golpes de sol e as insolações não ser devem ser considerados de forma ligeira.
É também preciso saber que alguns alimentos (particularmente a maionese, os ovos, a carne, aves de capoeira e o peixe) suportam muito mal a exposição ao sol e ao calor, mesmo durante um curto espaço de tempo; e que podem causar intoxicações alimentares.
No caso do calor ser muito elevado, é preferível anular as actividades fisicamente exigentes e prolongar as banhocas.
Deve-se igualmente tomar cuidado para que as crianças/jovens levem consigo creme protector solar em quantidade suficiente para se protegerem durante todo o tempo de duração de acampamento. 
No Inverno

Tanto quanto possível, durante o dia, as actividades devem desenrolar-se no exterior e permitirem que as crianças/jovens se mexam. Se não estiver muito frio, podem também fazer-se reuniões/encontros, actividades de expressão (escultura no gelo, por exemplo), mas estas actividades devem ser de curta duração de forma a não ter as crianças/jovens parados mais que 10 ou 15 minutos.

O programa deve prever reuniões no interior se estiver muito frio ou houver um nevão.

Sem comentários: