sexta-feira, 1 de agosto de 2008

O declínio e queda

O declínio e queda de escolher uma câmara correctamente
by HERBERT KEPPLER 
Konica Minolta Maxxum 7D
Que horrorosa confusão de controles! Eu conseguirei alguma vez aprender a usá-los? 
Vai aprender e usá-los com a sua câmara em posição de tiro, também.
Bem-aventurados os moradores das cidade ou suburbanos que podem visitar uma bem abastecida loja de câmaras e na realidade manipular a DSLRs que os anúncios e relatórios de testes elogiam assim tão largamente. Que câmara possui a mais brilhante e a mais alta ampliação do visor? Como muito do que você perde em cada uma pequena, leve, câmara barata com um espelho prisma, em vez de um de corpo inteiro? É uma poupança de algumas centenas de dólares e de algumas onças, vale a pena ter diminuído a capacidade de busca? Pode a câmara cujas características você prefere usar uma série de aspectos comparada com a sua segunda escolha?

Somente você tem as respostas e você só pode alcançá-las definitivamente manipulando as próprias câmaras, pessoalmente.

Infelizmente, cada vez menos compradores estão tirando partido do exame da câmara online, mesmo quando têm essa hipótese. Comprar online é demasiado fácil, seja a selecção de uma câmara ou roupa interior. Se estiver vivendo no interior, não tem carro, nem autocarro e fica a centenas de quilómetros a partir da loja de câmaras mais próxima, comprar online pode ser a sua primeira e última opção. Neste caso, apenas, será dispensado por mim de mais ouvir mais contra as compras na Internet.

Ainda assim, fico sempre espantado com a forma como muitos compradores de câmaras estão mal preparados antes de dar entrada dos seus números de cartão de crédito ou transferir o seu dinheiro que tanto lhes custou a ganhar. Espero que a maior parte de vocês faça o seu trabalho de casa correctamente – leia relatórios de testes da POP FOTO, pergunte aos amigos que tem DSLRS, ou ir online e procurem por informação útil em muitos sites e fóruns relacionados com fotos.

Todos estes passos são importantes, mas eles ainda não são o suficiente. Quase todo mundo lê as folhas de especificações da câmara indicando o que as câmaras têm, mas nem todos verificam o que tem sido deixado de fora. Talvez queira um painel LCD de informação iluminado visível com pouca luz, preview de profundidade de campo, contacto PC flash no corpo da câmara, controle de compensação de flash, disparador remoto de infravermelho e bloqueio de espelho. Vai lembrar-se de olhar para tudo isto quando fizer a sua investigação?
Konica Minolta Maxxum 5D: Simplificação?
Melhor? A sério? Muitos controles são transferidos para o painel LCD. 
Vai jogar às escondidas utilizando-os (não ao nível dos olhos).

Antes de ir adiante, vamos dispensar os muitas vezes aceites disparates de que os corpos de plástico das SLRs são claramente inferiores aos de metal existentes. Substituição de um corpo de policarbonato por um corpo parcial ou totalmente em metal incomodava-me nos primeiros dias dos policarbonatos, mas tenho vindo a ter uma relação saudável com o plástico que, ao longo dos anos e descobri que apresenta-se bem o suficiente para o acidentado uso amador. (Embora eu ainda opte por metal se eu fosse um fotografo de desportos olímpicos cobrindo uma corrida de trenós a partir do lugar do condutor.)

Objectivas plásticas também não me incomodam mais – embora eu suspeite que a maior parte dos fabricantes tenham interrompido a sua utilização, uma vez que pareciam pegajosas.

Será que aspecto do corpo de plástico preto o preocupa? Mais e mais DSLRs de baixo custo de produção estão disponíveis cromo-pintadas como uma alternativa para o acabamento preto.

DSLRs de preços moderados não são as únicas que podem não ter recursos. Depois de comprar uma DSLR topo de linha, eu precisava ligá-la por wireless. Adivinhem? Eu não poderia. A câmara só tinha um terminal para uma ligação por fio. Quando eu levei o problema a um técnico da companhia da câmara, ele lealmente fez notar que as ligações wireless deverão ser disponibilizadas no futuro. Mas se nós estamos fazendo uma lista de desejos, porque não pedir duas versões – uma versão em infravermelho para curtas distâncias, e uma rádio-operada para grandes distâncias?

Repare que eu disse que DSLRs a preço moderado "pode" ter falta de recursos. Em SLRs 35 milímetros de baixos preços, algumas características estão, de facto, muitas vezes ausentes, como a preview de profundidade de campo, o sistema de libertação do cabo, terminais de PC no corpo da câmara.

Surpreendentemente, muitas US $ 1000 – e sub DSLRs têm a maior parte dos sinos e assobios dos mais caros DSLRs. Porém, os controles para esses sinos e assobios foram removidos. Acho que estas deslocalizações são um dos mais perturbadores elementos das novas DSLRs compactas. Nos seus bem sucedidos esforços para trazer o tamanho e o preço das DSLRs para baixo, muitas vezes criadores eliminaram controlos mecanicamente operados para produzir corpos de contornos mais suaves. Por isso não tão claro que, DSLRs compactas tenham falta de muitos recursos, mas os seus controlos e pode ser bem menos conveniente para configurar.

Sem comentários: