sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Tendo uma visão mais ampla

Nunca utilizar uma câmara digital para filmar uma longa mesa de jantar auxiliado por um directo flash. Essa foi a lição que aprendi e discuti em Janeiro de 2005 no "SLR" ( "Digital ou Filme"). Apesar de o flash fazer um incrível trabalho de iluminação do comprimento da mesa e as lentes de 18 milímetros configuradas a f/5.6 providenciarem espantosamente nítidos detalhes em cada face, o sensor digital de limitação da latitude de exposição queimou a iluminação de primeiro plano.

Leitores simpáticos fizeram sugestões. Porque não utilizar flash com limites de rejeição? Nada feito. O limite máximo era demasiado elevado.  
Porque não fotografar com a luz existente? Devido ao facto de a principal fonte de iluminação ser a partir da janela do fundo, à direita da mesa.

Porque não deixar a câmara digital, e fotografar com película, que tem mais exposição de latitude? Porque eu não tinha trazido uma câmara de película SLR 35 milímetros.


Porque é que não me movi para a esquerda e fotografei a mesa de lado? Devido ao facto de a esquerda do restaurante estar cheio de mesas com pessoas jantando, não podia claro obter um ângulo adequado para filmar uma tal imagem. 
Mas, recentemente, eu tive outra oportunidade. No mesmo restaurante, na mesma altura do dia (tarde). Mesmo evento, com muitas das mesmas pessoas: alguns directores e accionistas da McPhee's Grill, em Templeton, na Califórnia. Muitos dos mesmos problemas técnicos, mas desta vez uma prorrogação...!

Apenas quando eu tinha começado a esfregar as minhas mãos de desespero, toda a gente nas outras mesas de repente se levantou e saiu!


Descobri que todos os outros clientes eram membros de uma associação automobilística, com um menu fixo e tempo da partida. 
Pode apostar que eu rapidamente rodei para o meio do lado da mesa, o meu zoom 18-200 milímetros f/3.5- 6.3D II Tamron para o ângulo mais amplo, e de utilizado até que eu ter todos os accionistas e directores.

"Tenha certeza que pode ver a minha lente," gritei para as pessoas do outro lado da mesa, por isso os seus rostos não estariam escondidos por aqueles ao lado na mesa.

Com a minha Konica Minolta Maxxum 7D configurada para programa de exposição e a Sigma 500 EF-500 DG Super Flash em ecrã amplo (para corresponder à luz da janela a partir do outro lado da mesa º), tive a oportunidade de obter uma foto no último cartão de memória. Foi um tiro de sorte.

Sem comentários: