sábado, 21 de janeiro de 2012

Como ... Melhorar cores no Adobe Camera RAW

O QUE É NECESSÁRIO Photoshop Elements 7 ou Photoshop CS, ou superior
O QUE VAl APRENDER Como reforçar cores, tons e contraste no Adobe Camera Raw
DEMORA APENAS 5 minutos

O processamento de ficheiros RAW está mais intuitivo e eficaz do que nunca.
Se em tempos era difícil tratar esses ficheiros pesados e o próprio processo de manipulação reprimia a criatividade, hoje em dia, graças a software de edição como o Adobe Camera Raw (ACR) e a computadores mais rápidos e potentes, é fácil tirar partido dos seus ficheiros RAW e obter resultados de topo.

Se não é um utilizador experiente do Photoshop e quer evitar técnicas mais complexas de edição, como trabalhar com várias camadas, não há razão para se afastar da comodidade de utilização da interface do ACR - tem realmente tudo o que precisa.

Aqui vamos mostrar-lhe como melhorar as suas fotos de motivos florais no ACR. Vai aprender a reforçar as cores, os tons e o contraste de uma foto, bem como a recuperar áreas sobreexpostas, a reduzir o ruído e até a aumentar a nitidez para realçar detalhes delicados. Continue a ler para saber como decorre o processo...
1. Corrigir as dominantes de cor
Abra Reforçar cores_Antes.dng no editor ACR do Photoshop Elements. Nesta imagem, é difícil corrigir as dominantes de cor com a ferramenta White Balance, porque não há áreas tonais claramente neutras. Em alternativa, defina Temperature para 5 - remove a dominante azul e aquece a imagem.
2. Recuperar as altas luzes
Active os avisos de sub e sobreexposição (tecla U e tecla O) - as áreas sobreexpostas serão assinaladas a vermelho e as subexpostas a azul. Mova o ponteiro de Exposure para - 0.80 e o de Recovery para 55. Dessa forma recupera a informação perdida nas altas luzes. 
3. Aclarar as sombras
Para reforçar os detalhes nas pétalas, aclare essas áreas aumentando o ponteiro de Fill Light para 25. Em seguida, defina Brightness para 25 e Contrast para +40. Embora estes ajustes tornem os detalhes nas sombras mais claros, também tornaram a imagem mais insípida, mas isso é fácil de corrigir.
4. Contraste e cor
Para acentuar o contraste e obter maior definição nas pétalas, defina Clarity para 35. Pode recorrer ao ponteiro Vibrance para reforçar de forma subtil as cores da foto - aqui será mais eficiente do que se usar Saturation, já que o primeiro não afectará as cores originalmente saturadas. Coloque Vibrance em 30.
5. Reduzir o ruído
Os ajustes principais a imagem estão concluídos e, no geral, já são visíveis melhorias significativas. No entanto, também vai reparar que as alterações introduziram ruído indesejado nos tons menos vividos do plano de fundo. Para reduzir o ruído, clique no separador Detail e aumente o valor de Luminance para 65.
6. Melhorar nitidez e detalhes
Para tornar a imagem mais nítida, coloque o zoom a 100% (menu no canto inferior esquerdo do ecrã de pre-visualização). Aumente o valor de Amount para 65 e de Radius para 1.2. Para terminar, clique em Open Image para abrir a foto no Photoshop Elements, vá a File»Save e guarde a imagem no formato que quiser.
in O Mundo da Fotografia Digital - Junho 2010

Sem comentários: