sábado, 21 de abril de 2012

Dádiva de sangue

Hoje foi dia de recolha de sangue em Grândola, como habitualmente uma equipa do IPS deslocou-se à EB2,3 D. José de Lencastre, em Grândola, para proceder à colheita das dádivas de sangue.

Trimestralmente estou presente neste acto para efectuar o meu contributo, mas desta feita ele foi recusado! Porquê? Porque nas análises à minha hemoglobina determinaram que o seu valor era de apenas 12,5... Ou seja neste momento estou em riscos de me candidatar a uma anemia... O quatro quilogramas que o meu peso aumentou nos últimos meses deveram-se apenas à minha fraqueza!

Deveria preocupar-me? Claro! Mas não pelos valores apresentados, pois tenho plena noção da irrealidade deles! Mantenho o mesmo tipo de alimentação, o esforço físico que desenvolvo nos últimos meses é infelizmente bem menor do que o habitual, pelo que nada poderá conduzir a uma eventual situação de anemia!
Então porque me preocupo? Porque a conclusão óbvia é que os valores determinados derivam de uma falha do equipamento utilizado, provavelmente, tal como eu, muitos outros dadores viram a sua dádiva recusada pelo mesmo argumento, apenas porque em época de contenção orçamental o equipamento provavelmente não é alvo da manutenção adequada.

Estarei errado? É possível, mas já uma vez, em 13 de Janeiro de 2007, a minha dádiva foi recusada por o valor dos testes à hemoglobina não o permitir... Não, não estava a candidatar-me na época a uma anemia, muito pelo contrário, a valor da minha hemoglobina era de 18,9!!! Se considerarmos que à época participava em jogos de airsoft semanalmente e efectuava alguns quilómetros de corrida três vezes por semana, que a minha alimentação era similar à actual, agora é que a minha hemoglobina deveria apresentar esse valor, e na altura o valor que supostamente tinha hoje.
Em Outubro de 2006 o valor da hemoglobina era o habitual, aproximadamente 15, em Abril de 2007 também, pelo que este valor díspar só pode ser atribuído a uma falha do equipamento.

Em Janeiro de 2012 o valor da hemoglobina era o habitual, veremos o que apresenta em Julho, mas se voltar a apresentar o habitual, a conclusão é óbvia, gasta-se dinheiro em campanhas de angariação de dadores, fazem-se campanhas televisivas de apelo à dádiva, mas depois recusam-se dádivas porque não se quis gastar dinheiro na manutenção dos equipamentos!

2 comentários:

João Correia disse...

Quando eu fazia desporto com regularidade a minha hemoglobina era elevada. No meu irmão passava-se a mesma coisa.
A hemoglobina (frequentemente abreviada como Hb) é uma metaloproteína que contém ferro presente nos glóbulos vermelhos (eritrócitos) e que permite o transporte de oxigénio pelo sistema circulatório.
O aumento de glóbulos vermelhos no sangue (eritrocitose) geralmente se dá por uma adaptação fisiológica do organismo em locais de altitude elevada. Uma vez que o aumento de glóbulos vermelhos favorece o transporte de oxigénio pelo sangue, seu uso melhora a performance de atletas, principalmente no desporto que necessitem muita resistência. Quando os atletas realizam treino em locais de alta altitude, a pequena concentração de oxigénio estimula a produção natural de EPO (Eritropoietina, hormona que aumenta o número de GV e da capacidade muscular)e ao retornar às baixas altitudes, seu corpo está mais preparado e sua resistência está maior.
http://www.efdeportes.com/efd147/meia-maratona-na-resposta-hematologica-em-atletas.htm

João Correia disse...

Espero que te tenha esclarecido. 1 Abraço