sexta-feira, 13 de abril de 2012

Guia prático para fotos perfeitas - Dominar o foco

As câmaras actuais oferecem uma série de modos de focagem, tanto mais sofisticados quanto mais recente e avançado for o modelo da câmara.
 
Os múltiplos pontos AF, bem como a possibilidade de seleccioná-los individualmente ou em grupos permitem-lhe, em quase todas as fotos, escolher precisamente onde quer que a câmara foque. No entanto, isto significa que tem de dar indicação à câmara sobre qual o ponto (ou pontos) que deve usar. Não lhe servirá de nada deixar a câmara escolher automaticamente um ponto AF, já que ela não identifica o que está a fotografar, nem a forma mais eficaz de o fazer. Até pode acertar muitas vezes, mas nas restantes irá falhar; por isso, o ideal é ser você a tomar o controlo da focagem.
 
Para além do ponto que quer focar, também precisa de decidir qual é o modo de focagem apropriado a cada situação. Se o assunto está em movimento, pondere colocar a câmara no modo AF Contínuo, para que o foco acompanhe o assunto, mantendo-o focado, à medida que esse se desloca no enquadramento. Para assuntos estáticos, o modo AF Único é mais rápido e fiável.
 
Focagem manual
Não se esqueça de que também pode focar manualmente. Se a câmara tiver dificuldade em focar um assunto de baixo contraste, não perca tempo a tentar usar pontos AF alternativos - mude para o modo Manual e foque onde pretende. Isto é especialmente relevante em fotos de aproximação ou macro, já que a profundidade de campo será tão curta que o sistema AF pode tornar-se impreciso.
 
O foco manual pode ser preciso para fotógrafos de desporto. Isto pode parecer estranho, dada a rapidez de muitos dos sistemas AF, mas por vezes não são suficientemente rápidos. Numa corrida de carros, é possível que a viatura só esteja no enquadramento por um instante, o que não chega para o sistema AF da câmara focar. Focar manualmente um ponto da pista no qual o carro passará, permite-lhe captar a foto sem depender da velocidade do autofoco.
in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010

Os sistemas de autofoco actuais estão mais avançados do que nunca mas, muitas vezes, é melhor definir você mesmo os pontos AF.


Sem comentários: