quarta-feira, 18 de abril de 2012

Reunião de Secção

No Movimento Escutista, crianças e jovens aprendem fazendo; por isso, nas Secções tudo acontece sob a forma de actividades e reuniões.

Nessas actividades os membros juvenis desempenham sempre o papel principal, pois são eles que as propõem ou escolhem e participam activamente na sua preparação, desenvolvimento e avaliação.

As reuniões semanais possuem conteúdos dos mais diversos que vão desde as habilidades escutistas até as temas dos mais variados dependendo do interesse e necessidade da secção.

Então, como é que devem ser as reuniões?
 
- Devem incluir grande variedade de actividades.
- As diferentes actividades devem possuir objectivos educacionais próprias à faixa etária.
- Tudo tem que ser bem planeado, nunca se deve improvisar.
- Toda a actividade tem que ser avaliada pelos dirigentes e pelos jovens.
- Tem que gerar várias experiências pessoais para o jovem.
- Deve permitir o acompanhamento da progressão pessoal do jovem.

A realização de uma actividade ou revisão da secção não produz automaticamente a conquista de um determinado objectivo.

É o conjunto de actividades desenvolvidas que contribui para que as crianças e os jovens conquistem progressivamente os seus objectivos pessoais.

As actividades criam experiências individuais em cada jovem, levando-o a uma conduta desejável prevista nos objectivos educacionais de cada Secção.

Os itens mais utilizados das Reuniões
 
- Cerimónias
- Orações
- Canções
- Jogos
- Histórias
- Danças
- Trabalhos manuais
- Habilidades Escutistas
- Dramatizações
- Demonstrações
- Carta-Prego
- Trabalhos em campo
- Avisos
- Actividades de Tempo Livre
- Místicas
- Debates
- Discussão Dirigida
- Reflexão
- Avaliação da Reunião e Progressão Pessoal
- Dinâmica de Grupo
- Trabalho em Grupo
- Tarefa Individual
- Sistema de Patrulha
- Actividades Especiais (por exemplo: temática)
- Especialidades

Programação de Reuniões:- A programação das reuniões da Secção deve ser realizada por toda a equipe de dirigentes, com antecedência de pelo menos uma semana e deve atender ao que foi planeado no Ciclo de Programa.

Objectivos da Reunião:- Antes de realizar a programação em si, é preciso definir o que se pretende alcançar. Esses objectivos são estabelecidos para todos os escuteiros/as (não são aqueles objectivos educacionais do Manual ou Guias).

Podem ser objectivos da reunião, por exemplo:
Fortalecer laços de amizade na Unidade; Desenvolver o sentimento de patriotismo; Propiciar a socialização; Capacitar para a participação em acampamentos; Conhecer a mística da Secção; Conhecer a história do Escutismo; Estimular a prática da boa acção; Fortalecer a união da patrulha; Estimular a participação dos pais; etc.

Elementos da Reunião:- Em seguida escolhem-se os elementos (jogos, dinâmicas, histórias, canções, trabalhos manuais, dramatizações, danças, técnicas escutistas, cerimónias, pequenas reflexões, etc) por meio dos quais seja possível alcançar os objectivos da reunião.

Para cada elemento, define-se a(s) área(s) de desenvolvimento e em cada área quais objectivos educacionais da Pré-Puberdade (11 a 12 anos) e da Puberdade (13 a 14 anos) poderão ser trabalhados(ou avaliados), privilegiando aqueles que menos foram conquistados pelos(as) escuteiros(as).

Avaliação dos Objectivos Educacionais:- Observando a participação das crianças na reunião, podemos avaliar a(o):
- Reacção: indica a disposição e o empenho na participação, o envolvimento com a actividade, o incentivo aos companheiros, o entusiasmo, o comportamento diante da vitória ou da derrota, o respeito pelas diferenças individuais, o interesse em aprender, etc. Deve ser feita por mais de um dirigente e aplica-se a objectivos do tipo: "ajudo os novos escuteiros e escuteiras para que se sintam contentes na Unidade".
- Desempenho: refere-se ao nível alcançado no cumprimento das tarefas ou funções e indica a necessidade de reforço ou mudança de abordagem. Aplica-se a objetivos do tipo: " faço bem os trabalhos de que me encarrego " .
- Aprendizagem: averiguação da assimilação do conhecimento / habilidade, geralmente feita através de um jogo ou situação prática de aplicação. Aplica-se a objectivos do tipo: " conheço os símbolos de meu país" .
- Conduta: observação da conduta durante várias oportunidades para verificar a incorporação de um determinado conceito ao comportamento habitual. Aplica-se a objectivos do tipo: " reconheço e aceito meus erros ".
- Resultado: decisão imediata sobre o seu alcance, aplica-se a objectivos do tipo: "Eu prometi cumprir a Lei e a Promessa do Escuteiro".
 
AVALIAÇÃO DA REUNIÃO:- Verificar se os objectivos da reunião foram alcançados, se o Método Escutista e a mística estiveram presentes, se as estratégias de aplicação e o desempenho dos aplicadores foram satisfatórios, se as regras foram explicadas com clareza e cumpridas por todos e como foi a participação das crianças.

REGRAS DAS REUNIÕES DE SECÇÃO
 
Variedade
Devemos variar os elementos para que as reuniões não fiquem todas iguais e, portanto, previsíveis. O factor surpresa encanta os jovens e estimula o desejo de voltar na reunião seguinte.
Então se numa reunião teve história, na próxima pode ter dramatização, na outra trabalhos manuais. Os jogos não devem ser repetidos muitas vezes, mesmo se ele for o preferido dos jovens. Pode-se variar bastante o tipo de jogo: competição ou cooperação, em conjunto ou por equipes, intelectuais, de observação ou de destrezas físicas, em ambiente fechado ou ao ar livre, amplos ou restritos, parados ou agitados, de revezamento ou de equipes inteiras, ... A variedade também implica em explorar diferentes materiais (bola, corda, bastão, etc.) e em trabalhar com todas as áreas de desenvolvimento. Apesar da importância da variedade, quase todas as reuniões começam e terminam com a cerimónia da Bandeira, para que não percam a feição de reunião escuteira.

Unidade
Ainda que com uma grande variedade dos elementos, é preciso que haja unidade no conjunto da reunião. Se ela tiver um tema determinado, todos os elementos devem contemplar esse tema em seus vários aspectos. Então, ele é o factor de unidade. Se não tiver um tema, os elementos da reunião devem ser encadeados para que se complementem e dêem a unidade ao conjunto.

Ritmo
Em toda reunião deve ser sentido um ritmo que acompanhe a necessidade da faixa etária. Nas reuniões de Alcateia o ritmo é agitado, pois as crianças têm bastante energia e gostam de actividades alegres, divertidas e activas. O que eles menos querem é uma actividade onde tenham que ficar parados, ouvindo o chefe, ou seja, com "professor da escola".

Ainda assim, é preciso dosar a actividade. Após um jogo activo, coloque um elemento calmo (história, trabalho manual, jogo de inteligência) ou uma actividade moderada antes de colocar uma canção e vice-versa. Balancear a reunião é fundamental.

Aprendizagem
Quando queremos que as crianças aprendam algo na reunião, é bom promover três momentos distintos: um para ensinar, outro para fixar o aprendizado e mais um para avaliar.

Duração
Uma reunião de escuteiros não deve ser curta demais senão não marca nem alcança seus objectivos, nem longa demais para não se tornar estafante para as crianças e desgastante para a chefia. A duração ideal é de 2 horas a 2 horas e meia.
 
É preciso também observar a duração de cada elemento: o tempo máximo de concentração da criança é de 15 minutos. Actividades mais longas correm o risco de dispersar a atenção das crianças.
adaptado do "Manual do Curso Técnico do Ramo Escoteiro"
da União de Escoteiros do Brasil

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