sábado, 7 de abril de 2012

Guia prático para fotos perfeitas - A sensibilidade ISO ideal e o ruído

Resumidamente, a sensibilidade ISO controla quão sensível é o sensor à luz: quanto mais alto é o ISO, mais sensível é o sensor, sendo que necessitará de menos luz para captar uma imagem. No entanto, é importante perceber que alterar o ISO não muda o sensor fisicamente, mas antes amplifica o sinal que este recebe. A questão é que, para além de amplificar a parte do sinal de melhor qualidade (a luz boa), também amplifica os problemas (o ruído) existentes.
 
A comparação clássica é com uma aparelhagem de som, na qual o aumento do volume torna os ruídos e a distorção mais evidentes. Com uma câmara, esta interferência resulta no surgimento de cores "falsas" ou manchas irregulares na imagem, que designamos por "ruído": existe ruído cromático (pontos coloridos) e ruído de luminosidade (textura geral). Dependendo da câmara e da forma como esta processa as imagens, o ruído pode ser totalmente imperceptível a ISO baixos, ou ser tão predominante a ISO elevados que origina uma falta de detalhe e naturalidade na imagem. O ruído é habitualmente mais visível em áreas com tons mais escuros.
 
A regra a seguir é usar o valor ISO mais baixo possível. Este será determinado pela quantidade de luz existente, considerando a combinação da velocidade de obturação necessária (dependente do uso ou não do tripé) e da abertura definida. Se quer usar uma velocidade de obturação rápida e uma abertura pequena, sob pouca luz, precisará de um ISO alto. Já se captar uma paisagem com a câmara no tripé, pode aumentar o tempo de exposição e usar um ISO mais baixo.
in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010

Sem comentários: